PC DF Foto: MARCELO FERREIRA/CB/DA.PRESS

Concurso da PCDF “está em fase de construção”; entenda as expectativas do certame

Publicado em autorização, Carreira policial, Concursos, Concursos Públicos, Distrito Federal, segurança, Sem categoria

Por Raphaela Peixoto* A assessoria da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) confirmou ao Papo de Concurseiro que os preparativos do concurso para o provimento de vagas para a carreiras administrativas e de delegado já foram iniciados. A sua atual fase é da elaboração do Projeto Básico. “Ainda não há qualquer previsão acerca de datas e organizadoras que realizarão os certames”, ressaltou a comunicação da corporação.  As vagas oferecidas de ambos os processos seletivos somam mais de 800.

O concurso para o cargo de delegado foi autorizado em agosto de 2021. A quantidade de vagas totaliza 150 vagas (50 vagas para provimento imediato e 100 para cadastro de reserva).

Já o certame para carreira administrativa, a expectativa é que sejam ofertadas 740 vagas (260 imediatas e 480 para a formação de cadastro de reserva), abrangendo os cargos de gestores de apoio e analistas de apoio.

Ambos foram anunciados pelo delegado-geral da instituição, Robson Cândido, em post no Instagram. “A Secretaria de Economia do DF autorizou a realização de concursos públicos para os cargos de Delegado de Polícia e de Agente Policial de Custódia. Estão previstas 50 vagas para provimento imediato e 100 para cadastro de reserva para cada cargo. A Polícia Civil do Distrito Federal agradece pelo apoio a esse importante pleito para a recomposição do nosso quadro de pessoal”

“Existe sim uma chance desses dois concursos andarem juntos, [mas] eles vão vir em editais distintos, até por serem autorizações diferentes. Mas é bem possível que eles aconteçam em datas próximas um do outro” afirma o coordenador de carreiras policiais e professor de Direito Penal do Gran Curso Online, Érico Palazzo,  que comentou e deu dicas para os interessados nos concursos da PCDF. Confira aqui as dicas!

Além destes, a PCDF também está com concurso autorizado para o cargo de agente policial de custódia, cujo o número de vagas autorizadas somam 150 vagas será sendo distribuídas assim: 50 vagas imediatas e 100 vagas para cadastro reserva.

É válido salientar que o órgão está com concurso em andamento para agente da Polícia após ter sido suspenso. A retomada foi em abril, no qual a corporação e o Cebraspe anunciaram a convocação para a avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam pessoas com deficiência, exames biométricos e avaliação médica. O resultado provisório de todas essas próximas fases está previsto para ser  divulgado provavelmente em 2 de junho.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes