candidatos

Vaga no segundo turno na corrida pelo GDF gera disputa discreta

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

A duas semanas das eleições, quatro candidatos disputam cabeça a cabeça um lugar no segundo turno. Paulo Octávio (PSD), Leila do Vôlei (PDT), Leandro Grass (PV) e Izalci Lucas (PSDB) estão embolados, segundo indicam as pesquisas de intenção de votos, e brigam para enfrentar o governador Ibaneis Rocha (MDB). Mas o embate é estratégico. Eles querem o mesmo lugar, mas não podem assumir um confronto aberto, com ataques diretos. Afinal, quem estiver no segundo turno, se houver, vai buscar o apoio dos demais.

Sem confronto
Eles, aliás, têm mantido uma boa relação. Leandro Grass conversa amistosamente com Paulo Octávio. Leila do Vôlei e Izalci Lucas foram prestigiar a celebração pelo aniversário de 120 anos de JK, no Memorial JK, festa organizada pela família Kubitschek da qual Paulo Octávio faz parte.

Baixarias
A deputada Flávia Arruda (PL) tem sido alvo das maiores baixarias da campanha até agora.

Política nacional

O deputado Fábio Félix (PSol) afirma que a decisão de a decisão de apostar na eleição dos deputados estaduais e federais do PSol foi da executiva nacional  e vale para todas as unidades da federação. “Foi uma política nacional”, explica o distrital. Segundo Félix, muita gente parece estar gastando menos na campanha, mas na verdade faz caixa dois.

Apoios suprapartidários
O ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania-DF) escolheu candidatos de outros partidos que considera identificados com suas bandeiras para declarar apoio. Além de defender há meses voto em Lula no primeiro turno, ele defendeu a candidatura de Pedro Ivo, da federação PSol-Rede Sustentabilidade, ao Senado, e de Daniel Radar (União) para deputado distrital.

Voto em Paulo Roque
Na disputa a deputado federal, Cristovam Buarque gravou um vídeo de apoio ao advogado Paulo Roque (Novo). “Paulo Roque é do meu partido, o partido da educação. Eu creio que o Distrito Federal terá um excelente deputado se eleger Paulo Roque”, afirma o ex-senador, ex-governador e ex-ministro da Educação. “Sua formação, sua luta para chegar onde chegou e os compromissos de um Distrito Federal melhor e sobretudo para uma educação melhor para todas as crianças brasileiras”, afirma.

Saco cheio
Candidata a deputada distrital pelo PP, Cristina Bolsonaro, mãe do filho 04 do presidente, Jair Renan, gravou um desabafo nas redes sociais. Disse que está “de saco cheio” das cobranças da imprensa sobre a casa comprada no Lago Sul. “Eu não devo satisfação a ninguém. Mídia escrota, nojenta”, afirmou.

Mandou bem
Duas mulheres estão no comando dos dois principais tribunais do país. A ministra Maria Thereza de Assis Moura assumiu a presidência do STJ e a ministra Rosa Weber tomou posse na presidência do STF.

Mandou mal
O governo federal decidiu fazer um corte de 60% nos recursos previstos para o programa Farmácia Popular em 2023. Os recursos serão destinados ao chamado Orçamento Secreto.

Guerra no tribunal
De 17 propagandas do horário eleitoral de Leandro Grass (PV), a coligação de Ibaneis Rocha (MDB) conseguiu no TRE-DF suspender oito. E ainda há outras três representações para serem julgadas. São ataques e críticas ao governo. Mas há outros motivos também. Uma animação com cães e gatos foi suspensa porque a legislação não permite uso de computação gráfica nas inserções. Grass dizia que pretende construir hospitais veterinários.

“Tenho certeza que se Leonel Brizola estivesse vivo, estaria naquele palanque sentado
ao lado de Lula”

Ex-presidente Dilma Rousseff

“O único candidato que não tem rabo preso e não tem histórico de corrupção pra denunciar os absurdos que nosso povo tem sofrido nas mãos do sistema sou eu. Quer manter a mesma coisa? Estão os outros dois aí. Quer mudar? Me dê uma oportunidade”

Ciro Gomes (PDT), candidato à Presidência

Enquanto isso… Na sala de Justiça
Saiu na semana passada a aposentadoria voluntária integral do desembargador Sebastião Coelho, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Ele abriu mão de oito anos na magistratura e os cargos de vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). Alegou descontentamento com o discurso de posse do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*