Da OAB para a política

Publicado em Sem categoria

Da OAB para a política

A eleição da OAB é vista como um bom trampolim eleitoral. Ibaneis Rocha (MDB) foi o primeiro ex-presidente da OAB-DF a se eleger governador. Mas, antes dele, um outro integrante da classe foi longe na política. Maurício Corrêa (foto), que comandou a Ordem entre 1979 a 1987, também chegou à política. Foi senador, ministro da Justiça e presidente do Supremo Tribunal Federal. Antônio Carlos Sigmaringa Seixas teve o filho, Luís Carlos Sigmaringa, como deputado federal. Sig, como era conhecido, poderia ter sido ministro do STF, mas nunca quis.

Nem voto

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse à coluna que não apoia nenhuma chapa na eleição da OAB-DF. “Não estou nem votando”, afirmou. Ele está licenciado da Ordem.

A pauta da eleição na OAB-DF

Temas que bombam na eleição da OAB neste ano: a polarização entre dois grupos que se alternam no poder, a participação de mulheres em paridade com os homens, as cotas raciais na chapa, o preço da anuidade, a defesa das prerrogativas dos advogados, o funcionamento do sistema de justiça durante a pandemia, a primeira votação on-line da história, o respeito às subseções e a relação com o governo Ibaneis Rocha.

PF em mobilização

No dia dos policiais federais, ontem, a Associação Nacional de Delegados Federais (ADPF) divulgou uma nota em que protesta por falta de investimentos na classe. “Nos últimos anos, (os policiais federais) perderam direitos, tiveram salários reduzidos, continuam adoecendo acima da média da população sem assistência médica adequada e sofreram com congelamentos de investimento no servidor”, registrou a entidade. A PF vai começar uma mobilização para tentar sensibilizar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, e o presidente Jair Bolsonaro.

Espera longa

Enquanto a PF reclama de salários e de terem sido esquecidos, os policiais civis do DF que historicamente tinham os mesmos vencimentos que os federais não conseguiram ainda a paridade.

Acordo para derrubar veto

Já há um acordo entre os líderes partidários, conduzido pela própria ministra Flávia Arruda, da Secretaria de Governo da Presidência da República, para derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro ao artigo na Lei que dispõe sobre a organização básica da Polícia Civil do DF que autoriza A criação do plano de saúde da categoria. Falta apenas encontrar o momento político.

…..

Promessa

Pré-candidato ao Governo do DF, Rafael Parente (PSB) fala em recriar o programa Bolsa-Escola, que nasceu na gestão de Cristovam Buarque em 1995. A ideia é adicionar ao programa a capacitação das mães.

Júlio César quer proibir banheiros unissex

Deputado eleito com votos evangélicos da Igreja Universal, o deputado federal Júlio César Ribeiro (Republicanos-DG) quer proibir a instalação de banheiros unissex em espaços públicos e estabelecimentos comerciais. A medida é prevista em projeto de lei apresentado ontem. Júlio César afirma que a proposta não possui caráter discriminatório. “São questões que precisam ser discutidas de forma delicada e sensível prioritariamente pelos pais e pela família. Ultimamente, o que vemos são medidas impositivas lideradas por um determinado grupo de pessoas”, declara. De acordo com a proposta, o estabelecimento que descumprir a lei estará sujeito ao pagamento de multa a ser definida pelos órgãos de fiscalização dos estados, municípios e o Distrito Federal.

Só Papos

“A extremista Bia Kicis está tentando mudar a legislação para antecipar a aposentadoria de ministros do STF. Se aprovada, Bolsonaro poderá nomear dois novos membros para a Suprema Corte ainda neste ano. É uma clara tentativa de intervir no Judiciário”

Deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ)

“Essa alteração trará grande oxigenação às carreiras de Estado.Hoje leva mais de 20 anos para a promoção”

Deputada Bia Kicis (PSL-DF)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*