Neymar Dos 53 gols de Neymar pela Seleção, oito foram em campeões mundiais. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Terceiro melhor do mundo em 2017, Neymar teve menos votos do que em 2015

Publicado em Esporte

Terceiro colocado no prêmio de melhor do mundo da Fifa com 6,97% dos votos, Neymar teve menos votos em 2017 do que da primeira vez em que participou da eleição. Na edição de 2015, o brasileiro também ficou em terceiro lugar, mas com 7,86% dos votos.

O camisa 10 do PSG e da Seleção ainda não conseguiu conquistar os jurados europeus do colégio eleitoral formado por capitães, treinadores, jornalistas e, com menor peso, internautas. Apenas dois países votaram nele como melhor jogador de 2017: Andorra e Hungria. Na América do Sul, só os capitães do Equador e do Brasil recomendaram o brasileiro em primeiro. Daniel Alves nomeou Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo.

Neymar seria o melhor do mundo para Andorra, Brasil, Equador, Hungria, Santa Lúcia, Argélia, Ilhas Virgens, Camboja, Jamaica, Madagascar, Ilhas Maurício, Djibuti, Eritrea e Ilhas Salomão. Portanto, apesar de todo o poder de mídia, Neymar ainda não conquistou os jurados europeus, ou seja, os mais exigentes da premiação. Nem mesmo o amigo Messi votou nele. O argentino apontou Luis Suárez, Iniesta e Neymar na terceira posição. Talvez, isso explique um pouquinho o desconforte de Neymar no Barcelona ao trocar o clube catalão pelo Paris Saint-Germain. Suárez, e não ele, é o queridinho de Messi.

Tite não chegou à final entre os treinadores, mas ganhou votos importantes. Guerrero, por exemplo, foi a primeira opção de Paolo Guerrero, capitão do Peru. O capitão do Canadá, Octavio Zambrano, também marcou Tite na cédula. Mircea Lucescu (Turquia), Jackson Charlie (Ilhas Virgens), Amjad Aziz Malik (Paquistão), Nase Raymond (Vanuatu) e Daniel Alves (Brasil) escolheram o comandante verde-amarelo número 1, mas Zidane venceu.

Por falar em Tite, ele cravou Cristiano Ronaldo, Neymar e Messi, nesta ordem.

Para variar, Lionel Messi não votou no arquirrival Cristiano Ronaldo. O melhor no mundo dele é Luis Suárez, seguido por Iniesta e o ex-companheiro Neymar. Luis Enrique é o treinador do ano. Cristiano Ronaldo escolheu Luka Modric, depois Sergio Ramos e Marcelo.

O jurado brasileiro entre os jornalistas foi Paulo Vinícius Coelho, o PVC, que escolheu Cristiano Ronaldo em primeiro, Messi em segundo e Marcelo em terceiro.

Melhores do mundo em 2017
1.  Cristiano Ronaldo: 43,16%
2.  Messi: 19,25%
3. Neymar: 6,97%
4. Buffon: 6,82%
5. Sergio Ramos: 3,34%
6. Modric: 3,33%
7. Kroos: 2,70%
8. Marcelo: 2,09%
9. Kanté: 1,35%
10. Suárez: 1,19%