Luan Eleito o melhor jogador da América do Sul em 2017, Luan ainda é dúvida. Foto: AFP Eleito o melhor jogador da América do Sul em 2017, Luan ainda é dúvida.

Seleção Brasileira pode levar número recorde de jogadores do Grêmio para a Copa do Mundo

Publicado em Esporte

Melhor time do país e da América do Sul, o Grêmio vive a expectativa de ter até quatro jogadores convocados por Tite para a Copa da Rússia — o goleiro Marcelo Grohe, o zagueiro Pedro Geromel, o meia Arthur e o atacante Luan.

Pelo técnico Renato Gaúcho, iriam todos. Se ao menos três deles forem chamados na próxima segunda-feira, o clube quebrará o próprio recorde. O máximo que o tricolor gaúcho emplacou numa lista final foram dois nomes. Em 1982, Telê Santana relacionou o zagueiro Batista e o meia Paulo Isidoro.

O Brasil não leva jogador do Grêmio para a Copa desde 2002. Anderson Polga e Luizão foram pentacampeões. O beque Pedro Geromel é o favorito a Anderson Polga da vez. Marquinhos, Miranda e Thiago Silva são nomes certos na relação de Tite. O xerife do Grêmio disputa a última vaga com Rodrigo Caio, do São Paulo, e Jemerson, do Monaco.

“Eu pegaria a camisa da Seleção Brasileira e colocaria em uns sete ou oito daqui (risos). Mas eu diria para o Tite parar de ver o Grêmio. Cada jogo é uma pulga atrás da orelha a mais… Falando sério, se ele levar algum ou alguns o Brasil estará muito bem representado”

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio

Nas outras posições não há tanta certeza de sucesso. Alisson e Ederson são os goleiros titular preferidos de Tite. Cássio, do Corinthians, é o forte candidato a conquistar a terceira vaga, mas Marcelo Grohe e Neto, do Valencia, correm por fora.

Arthur pode pintar no meio de campo. Revelação do último Campeonato Brasileiro, intocável no sistema tático de Renato Gaúcho e negociado com o Barcelona, o jogador de 21 anos tem a chance de ser o caçula do elenco na Copa da Rússia.

A maior incógnita entre os convocáveis do Grêmio é Luan. Titular na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, o meia-atacante não conseguiu ter sequência nas listas de Tite. Nem foi chamado na última lista para os amistosos contra a Rússia, em Moscou, e a Alemanha, em Berlim.

Maior rival do Grêmio, o Internacional também cedeu no máximo dois jogadores para a Seleção em uma edição de Copa. Em 1950, Nena e Adãozinho. No Mundial de 1974, Paulo César Carpegiani e Valdomiro. Além deles, Edevaldo (1982), Mauro Galvão (1986) e Taffarel (1990).

 

Jogadores do Grêmio na Seleção em Copas do Mundo
1966: Alcindo
1970: Everaldo
1982: Batista e Paulo Isidoro
1986: Valdo
2002: Anderson Polga e Luizão