Gabriel goleiro Gabriel Vasconcelos é titular do Lecce neste início de temporada. Foto: Divulgação/Lecce Gabriel Vasconcelos é titular do Lecce neste início de temporada.

Saiba quem é o goleiro nascido perto de Brasília que foi campeão com Neymar e planeja voltar à Seleção

Publicado em Esporte

Um mineirinho de Unaí, cidade localizada a 166km de Brasília, espera fazer do modesto Lecce um atalho para voltar ao radar da Seleção Brasileira. Titular nas conquistas do Sul-Americano e do Mundial Sub-20 em 2011 e na medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, o goleiro Gabriel Vasconcelos, 26 anos, que cresceu no bairro Cachoeira e iniciou a carreira na escolinha do Itapuã Iate Clube, é um dos trunfos do clube no retorno à elite do Campeonato Italiano. Como Unaí é colada no Distrito Federal e o município é filiado à Federação de Futebol do Distrito e tem até representante no Candangão, Gabriel é praticamente um “brasiliense”.

Arranjos geográficos à parte, na última segunda-feira, o jogador revelado pelo Cruzeiro foi um dos responsáveis pela vitória fora de casa sobre o Torino, por 2 x 1, pela terceira rodada do Calcio. No domingo, ele terá pela frente o Napoli, às 10h (de Brasília). Coincidentemente Gabriel defendeu a meta do clube do sul da Itália na temporada 2015/2016. Antes, passou por Perugia, Empoli, Milan e Cagliari.

 

Campeão do Sul-Americano Sub-20 2011

Gabriel

Danilo, Saimon, Juan e Alex Sandro

Fernando, Casemiro, Lucas e Oscar

Neymar e Willian José

Técnico: Ney Franco

 

“É um jogo especial para mim. Atuei por lá (no Napoli). Além disso, vou reencontrar amigos, como o Allan, que é um cara sensacional. Pessoalmente, tenho grandes expectativas para esse jogo”, afirmou o goleiro, via assessoria de imprensa, referindo ao duelo de domingo. “O Napoli é um dos postulantes ao título, que joga a Liga dos Campeões. Será uma partida bem complicada. Mas vamos nos preparar bem, jogaremos em casa, o que nos dá um aliado importante, que é o torcedor”, espera. O Napoli derrotou o Liverpool no meio da semana por 2 x 0.

Gabriel era o titular da Seleção no Sul-Americano Sub-20 de 2011, no Peru. O camisa 1 do time que contava, entre outros, com Neymar e Lucas Moura. Ney Franco comandava o timaço. Na sequência, defendeu o Brasil no Mundial da categoria, na Colômbia. O elenco contava com Danilo, Casemiro, Philippe Coutinho, Oscar, Alex Sandro, Allan, entre outros.

 

“O Napoli é um dos postulantes ao título, que joga a Liga dos Campeões. Será uma partida bem complicada. Mas vamos nos preparar bem, jogaremos em casa, o que nos dá um aliado importante, que é o torcedor

 

A relação de Gabriel com a Seleção quase sempre é marcada por surpresas. Em 2010, Mano Menezes convocou o goleiro para um período de treinos em Barcelona depois de cortar Gomes. Na época, o técnico alegou que Gabriel seria observado para os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Rafael Cabral era o preferido de Mano para o torneio. No entanto, o goleiro se machucou. Gabriel embarcou às pressas para assumir a reserva de Neto, hoje no Barcelona.

Neto foi titular em dois dos três jogos da fase de grupos contra o Egito e Belarus. Gabriel assumiu a meta a partir da terceira partida contra a Nova Zelândia e não saiu. Amargou a medalha de prata na derrota por 2 x 1 para o México em Londres-2012. Era um timaço no papel, com Lucas Moura, Thiago Silva, Marcelo, Alexandre Pato, Oscar, Alex Sandro, Leandro Damião e Neymar, a referência técnica do time.

 

Campeão do Mundial Sub-20 2011

Gabriel

Danilo, Bruno Uvini, Juan e Gabriel Silva

Fernando, Casemiro, Oscar e Philippe Coutinho

Henrique e Willian José

Técnico: Ney Franco

 

Gabriel vestiu a camisa da Seleção principal apenas uma vez, em 2012, na vitória por 3 x 0 sobre a Suécia no velho estádio Rasunda, em Estocolmo. Em seguida, o então goleiro do Milan caiu no esquecimento. Na última segunda-feira, foi um dos protagonistas da primeira vitória do Lecce no retorno ao Campeonato Italiano.

 

Prata nos Jogos de Londres-2012

Gabriel

Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo

Sandro, Romulo, Alex Sandro e Oscar

Neymar e Leandro Damião

Técnico: Mano Menezes

 

“Foi um resultado crucial para o Lecce. Sabíamos das dificuldades iniciais que teríamos no Campeonato Italiano, que nos últimos anos está em um nível muito alto, ainda mais para um clube que voltou para a elite”, analisa Gabriel. “Esse triunfo fora de casa, após duas derrotas, mostrou nossa união e que estamos no caminho certo. Esse espírito de grupo será fundamental para alcançarmos resultados positivos como esse contra o Torino”.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/