Ajax Henk Velmate é um dos scouts do Ajax na América. Levou Luis Suárez para o Groningen, em 2006. Fotos: Ajax.nl Henk Velmate é um dos scouts do Ajax na América do Sul. Em 2006, levou Luis Suárez para o Groningen. Foto: Ajax.nl

Saiba por que o Ajax procura goleiro no Brasil e quem são os olheiros do clube holandês

Publicado em Esporte

 O Ajax tem um problema debaixo das traves e espera resolvê-lo no Brasil. O goleiro titular Andre Onana, camaronês de 24 anos, está suspenso por um ano pela Uefa após testar positivo para a substância furosemida. O clube recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS), mas dificilmente terá êxito. O reserva Maarten Stekelenburg — um dos carrascos do Brasil nas quartas de final da Copa de 2010 e vice-campeão mundial —, herdou a posição de Onana, mas tem 38 anos e o contrato dele vencerá em 30 de junho deste ano. Há outras duas opções no elenco atual, porém, Dominik Kotarski e Kjell Scherpen, ambos de 21 anos, não são confiáveis.

Portanto, o Ajax mapeia goleiros. Tem preferência pelo mercado da América do Sul. O clube mirou dois radares voltados para o continente: os olheiros Henk Veldmate e Hans van der Zee. Ambos são especializados no mercado sul-americano e levaram para Amsterdã recentemente os brasileiros David Neres, 24 anos, e Antony (21), ambos ex-São Paulo; além dos argentinos Lisandro Martínez (23) e Nicolás Tagliafico (28).

Os alvos da dupla de scouts para o gol são Hugo Souza (Flamengo) e João Paulo (Santos). O perfil traçado pela comissão técnica do Ajax é um goleiro com boa formação nas divisões de base. Nascido em Dourados (MS), João Paulo passou pela base do Grêmio e do próprio Santos. Aos 25 anos, disputou 33 jogos na temporada 2020 e sofreu 36 gols. Foi o titular na partida de ida contra o Deportivo Lara no jogo de ida da segunda fase preliminar da Libertadores.

 

O futebol holandês tem certa tradição em buscar goleiros no Brasil. Gomes e Cássio saíram, respectivamente, do Cruzeiro e do Grêmio para vestir a camisa do PSV Eindhoven. Menos badalados, Luciano (Groningen) e Darley (Feyenoord) também foram apostas na Eredivisie. Os alvos, agora, são Hugo Souza e João Paulo.

 

O técnico do Ajax é Erik ten Hag. Para ele, um dos atributos do escolhido, além da boa formação na base, é a qualidade na saída de bola tanto com as mãos como com os pés. Ao contrário de João Paulo, Hugo Souza tem passagem pelo time de base e profissional do Flamengo e da Seleção Brasileiro. Tite o convocou na primeira lista pós-Copa da Rússia para os amistosos de setembro de 2018 contra Estados Unidos e El Salvador. Com passagem pela Seleção sub-20, Hugo Souza é cotado para ir aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O currículo atende a um dos pré-requisitos do Ajax, mas deixa a desejar no outro. Hugo Souza participou da campanha do bicampeonato brasileiro do Flamengo como titular, mas cometeu pecados crucias em pelo menos dois jogos sob pressão ao falhar na saída de bola com os pés. Foi o culpado pela derrota para o São Paulo no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil e apresentou o mesmo defeito na última rodada contra o São Paulo, no Morumbi. Entregou uma bola nos pés de Pablo e falhou na montagem da barreira no primeiro gol. A altura e envergadura de Hugo Souza agradam. Ele é mais alto do que o titular Andre Onana: 1.96m contra 1.90m do camaronês semifinalista da Champions League e campeão holandês na temporada 2018/2019.

 

Hans van der Zee observou e indicou David Neres e Antony ao Ajax

 

Um dos olheiros do Ajax na América do Sul é bem criterioso. Ex-técnico, Henk Valdmate levou Luis Suárez para o Groningen. O atacante uruguaio tinha 19 anos e defendia o Nacional de Montevidéu à época. O profissional do Ajax costuma contar que levou 15 minutos para tomar a decisão de contratar Suárez, em 2006. Ficou encantado com gols e dribles do jogador.

Hans van der Zee foi um dos responsáveis pela contratação de David Neres. O olheiro do Ajax esteve no Equador para observar o jogador do São Paulo no Sul-Americano Sub-20 de 2017. Era apenas mais um passo para a aquisição do jogador. O Ajax tinha interesse por ele desde a Copa São Paulo Júnior disputada em 2016. O negócio foi fechado à época por R$ 50,7 milhões. Na mesma época, o clube tirou o colombiano Davinson Sánchez do Atlético Nacional. Mais à frente, Antony trocou a camisa do São Paulo pela do Ajax.

Procurar goleiros no Brasil não é novidade para clubes holandeses. Ídolo do Corinthians, Cássio trocou o Grêmio pelo PSV Eindhoven. Foi jogador do clube de 2008 a 2011. Nesse período, foi emprestado ao Sparta Rotterdã. Segundo goleiro do Brasil na Copa da África do Sul em 2010, Gomes, saiu do Brasil para brilhar no PSV de 2004 a 2008. Lá, abriu as portas para o contrato com o Tottenham, da Inglaterra, ao ajudar o clube holandês a chegar às semifinais da Champions League em 2005 e às quartas de final em 2007. Gomes foi um dos destaques.

O Brasil também importou para a Holanda goleiros menos famosos como Luciano, com passagem pelo Groningen; e Darley, que chegou a ser aposta do tradicional Feyenoord.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf