Rio fora das quartas pela segunda vez no século

Publicado em Esporte

O futebol carioca vive um ano bipolar. Nos pontos corridos, vê Flamengo (2º), Fluminense (6º) e Botafogo (9º) no G-10 do Campeonato Brasileiro. O Vasco lidera a Série B. Na Copa do Brasil, a história é outra. Com as eliminações de Botafogo, Fluminense e Vasco na noite desta quarta-feira — e do Flamengo na terceira fase —, o Rio de Janeiro não terá nenhum representante nas quartas de final pela segunda vez neste século. Raro para um estado que, de 2001 para cá, conquistou o título quatro vezes (duas com o Fla, uma com o Flu e outra com o Vasco) e protagonizou decisão doméstica em 2006 no clássico dos milhões entre Flamengo e Vasco.

Em São Januário, o Vasco até se esforçou para voltar a ser o time da virada no duelo com o Santos, mas o Peixe mostrou o quanto é superior ao líder da Série B. Administrou a vantagem de 3 x 1 construída na Vila Belmiro e soube ser letal na hora certa. Contou para isso com um gol contra do zagueiro falastrão Rodrigo. O Santos era o favorito. E provou isso.

O Botafogo caiu na real. Com um elenco limitado, percebeu que seria impossível brigar pela permanência na Série A e pelo título da Copa do Brasil. Abriu mão do mata-mata nacional ao perder o primeiro jogo para o Cruzeiro e foi ao Mineirão apenas cumprir tabela. Decisão acertada. O Botafogo precisa voltar a se consolidar dois anos seguidos na elite.

Da dupla Fla-Flu, sim, se esperava mais. O Flamengo pagou o maior mico entre os quatro ao ser eliminado pelo Fortaleza. Não chegou sequer às oitavas. O Fluminense tem todo o direito de chorar o pênalti cometido por Fágner no último lance do duelo com o Corinthians. Para mim, foi pênalti. O empate por 1 x 1 levaria a decisão da vaga para os pênaltis. Mas falta ao Fluminense centroavante. Um cara minimamente capaz de colocar a bola na rede. O clube paga caro por ter perdido Fred para o Atlético-MG.

Apesar da noite de eliminações, o futebol carioca está perto de cumprir uma missão em 2016. O Rio não conta com seus quatro grandes na Série A do Campeonato Brasileiro desde 2014. De lá para cá, Botafogo e Vasco trocam bastão no revezamento de rebaixamentos para a Série B. Mais vale os quatro de novo na elite do Brasileirão do que outro título na Copa do Brasil.

Presença dos cariocas nas quartas de final neste século
2001: Flamengo
2002: Fluminense
2003: Flamengo
2004: Flamengo
2005: Fluminense
2006: Flamengo, Fluminense e Vasco
2007: Botafogo e Fluminense
2008: Botafogo e Vasco
2009: Flamengo, Fluminense e Vasco
2010: Fluminense e Vasco
2011: Flamengo e Vasco
2012: nenhum
2013: Botafogo, Flamengo e Vasco
2014: Botafogo e Flamengo
2015: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco
2016: nenhum