Camilla Orlando Camilla Orlando é brasiliense, formada na UnB e comandava os Emirados Árabes Unidos. Foto: Arquivo Pessoal Camilla Orlando é brasiliense, formanda na UnB e está deixando os Emirados Árabes Unidos. Foro: Arquivo Pessoal

Real Brasília encaminha contratação de Camilla Orlando, ex-técnica dos Emirados Árabes Unidos

Publicado em Esporte

O time de futebol feminino do Real Brasília tem tudo para ser comandado pela primeira vez por uma mulher. A brasiliense Camilla Orlando tem acerto encaminhado para assumir o cargo de técnica das Leoas do Planalto na sequência da temporada. O blog apurou que a treinadora de 38 anos, formada na Universidade de Brasília, aguardava apenas o desligamento da seleção dos Emirados Árabes Unidos para avançar nas negociações e assumir a prancheta das tetracampeãs do Distrito Federal. A rescisão foi consumada na segunda-feira. Ela se despediu nas redes sociais e embarcou rumo ao Brasil. 

 

“Todo ciclo tem um fim e esse foi incrível. Foi um prazer ser a treinadora da seleção dos Emirados Árabes Unidos. Todo aprendizado e oportunidades que tive aqui foram muito mais do que apenas dentro de campo. Espero ter deixado um pouco de mim com todos vocês, como minha paixão pelo jogo e o empoderamento feminino. Levo muito comigo deste país jovem e desenvolvido. Obrigado a toda equipe de staff, diretoria e meu agradecimento especial a todos as jogadoras. Aprendi muito com todos vocês. Estarei sempre torcendo por vocês. Espero vê-las em breve novamente, contem sempre comigo”, escreveu a primeira treinadora brasileira a comandar uma seleção fora da América do Sul.

 

Décimo terceiro colocado na Série A1 do Brasileirão Feminino, o Real Brasília está sem técnico desde a saída de Adilson Galdino. A tendência é que Camilla Orlando seja apresentada oficialmente nesta quarta-feira e assuma logo a missão de afastar rapidamente o risco do rebaixamento e turbinar a escalada rumo ã classificação para as quartas de final pelo segundo ano consecutivo. O Real ficou entre os oito pela primeira vez no ano passado. Foi eliminado pelo campeão Corinthians. Camilla terá 10 rodadas para devolver o Real ao G-8. A primeira delas contra o fortíssimo Corinthians, no domingo, às 15h, no Defelê, na Vila Planalto. 

 

Ex-jogadora profissional, Camilla Orlando defendeu  times como o Cresspom. Fora do país, vestiu a camisa do Lincoln Memorial Railsplitters antes de pendurar as chuteiras e virar treinadora. Começou como auxiliar no Internacional, acumulou experiência nos times sub-16 e sub-18 e começou a carreira-solo no Red Bull Bragantino antes de dizer sim ao convite da seleção dos Emirados Árabes Unidos. O país do Oriente Médio não participará da Copa do Mundo na Austrália e na Nova Zelândia. 

 

O melhor trabalho de Camilla Orlando aconteceu no Red Bull Bragantino. Em 2020, levou o time às semifinais do Campeonato Paulista. Eliminou o São Paulo, mas perdeu para a Ferroviária. Em 2021, levou o Bragantino ao título da Série A2 do Campeonato Brasileiro e chamou a atenção do mundo árabe. Os xeques quitaram a multa rescisória de R$ 100 mil.

 

Graduada em educação física na Universidade de Brasília (UnB), Camilla Orlando viveu nos Estados Unidos. Focada na profissão, estudou na Lincoln Memorial University e no Brasil. Ostenta as licenças C e B da CBF Academy. Paralelamente, desenvolveu trabalhos como a Capital Feminina, uma escola exclusiva para futsal feminino; e a COAFF, uma Academia de Formação para atletas de Futebol Feminino.

 

O Real Brasília acumula cinco jogos no Brasileirão: uma vitória contra Avaí Kindermann e derrotas consecutivas para Palmeiras, Internacional, Santos e Atlético-MG. A melhor campanha aconteceu no ano passado. As Leoas chegaram às quartas de final pela primeira vez na história de um time do Distrito Federal, mas foram eliminadas pelo Corinthians. 

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf