Bauza Argentino Bauza, do São Paulo, é um dos quatro campeões à frente de um time estrangeiro: LDU, em 2008

Quatorze dos 38 times da Libertadores têm técnico estrangeiro, mas em 56 edições do torneio só quatro treinadores importados conquistaram o título

Publicado em Sem categoria

Eles foram maioria na Copa América deste ano. E vão ser também na Libertadores de 2016. A Argentina é quem tem mais treinadores empregados em clubes de fora do país no principal torneio do continente. São sete no levantamento feito pelo blog. Um deles, o bicampeão Edgardo Bauza, é o responsável por guiar o São Paulo na campanha do sonhado tetra. Mais impressionante do que a excelente fase dos hermanos é a quantidade de técnicos estrangeiros na próxima edição. Dos 38 clubes candidatos ao título, 14, ou seja, praticamente a metade, são liderados por um comandante internacional.

A Libertadores de 2015 começou com 13 técnicos estrangeiros. Neste ano, temos um a mais. Dois clubes procuravam treinadores, mas encontraram durante o Natal. A Universidad de Chile fechou com o argentino Sebastián Beccacece. Ex-auxiliar do badalado Jorge Sampaoli na própria La U, Beccacece vai ter a primeira oportunidade na nova profissão. O Sporting Cristal, do Peru, também olhou para a escola argentina e anunciou a contratação de Mariano Soso.

Agitada, a feira dos importados atraiu até clubes brasileiros às compras. Jamais um treinador estrangeiro conquistou título do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e muito menos a Libertadores à frente de um time do nosso país. Mesmo assim, o São Paulo aderiu à moda do continente e foi atrás do argentino Edgardo Bauza, bi do torneio à frente da LDU (2008) e do San Lorenzo (2014). O Atlético-MG assinou contrato com o uruguaio Diego Aguirre, vice em 2011 com o Peñarol e semifinalista com o Internacional na última versão da competição.

Há clubes mais ousados. O Oriente Petrolero confia no trabalho de um veterano europeu. Idolatrada na Bolívia por ter levado o país à Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, Xabier Azkargorta é um dos 14 estrangeiros na festa. Paraguai, Peru e até a Venezuela têm profissionais em ação em times de fora de seus países na Libertadores. O Brasil? Mais uma vez não conseguiu exportar nenhum treinador para clubes vizinhos da América do Sul. Não há representante sequer entre os convidados mexicanos.

Experiência = Título?

Seu time é comandado por um técnico que já foi campeão da Libertadores? Desculpa aí, mas não é garantia nenhuma de sucesso na edição de 2016.

Dos 38 clubes candidatos ao título no ano que vem, apenas três são liderados por treinadores que venceram o torneio ao menos uma vez. Privilégio do River Plate, de Marcelo Gallardo; do Corinthians, de Tite; e do São Paulo, de Edgardo Bauza. Nenhum dos outros 35 times participantes da Libertadores conta com um técnico vencedor da competição.

Ostentar o título no currículo não tem feito muita diferença neste século. De 2001 para cá, só dois conseguiram conquistar o título da Libertadores mais de uma vez. Ambos argentinos: Carlos Bianchi (2001 e 2003) e Edgardo Bauza (2008 e 2014), do São Paulo.

A tendência na Libertadores tem sido consagrar novos comandantes. Nas últimas 15 edições, nove técnicos — cinco deles brasileiros — levantaram a taça pela primeira vez na carreira. Na lista dos marinheiros de primeiro viagem estão nomes como Nery Pumpido, Luis Fernando Montoya, Abel Braga, Miguel Angel Russo, Alejandro Sabella, Celso Roth, Muricy Ramalho, Tite, Cuca e o atual campeão continental, o argentino Marcelo Gallardo.

 

MEMÓRIA
Os comandantes “forasteiros” campeões da Libertadores

» Luis Cubilla
O uruguaio foi campeão à frente do Olimpia, do Paraguai, em 1979 e em 1990.

» Mirko Jozic
O treinador croata levou o
Colo-Colo, do Chile, à glória na temporada de 1991.

» Nery Pumpido
O argentino conduziu o Olimpia, do Paraguai, à conquista em 2002, diante do São Caetano.

» Edgardo Bauza
O comandante do São Paulo foi campeão à frente da LDU, do Equador, em 2008.

 

SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE
Os 14 técnicos estrangeiros da Copa Libertadores da América 2016

Pablo Cáceres
País: Paraguai
Clube: The Strongest-BOL

Xabier Azkargorta
País: Espanha
Clube: Oriente Petrolero-BOL

Diego Aguirre
País: Uruguai
Clube: Atlético-MG

Edgardo Bauza
País: Argentina
Clube: São Paulo

Dalcio Giovagnoli
País: Argentina
Clube: Cobresal-CHI

Sebastián Beccacece
País: Argentina
Clube: Universidad de Chile-CHI

Gerardo Pelusso
País: Uruguai
Clube: Independiente Santa Fe-COL

Omar De Felippe
País: Argentina
Clube: Emelec-EQU

Claudio Borghi
País: Argentina
Clube: LDU-EQU

Pablo Repetto  
País: Uruguai
Clube: Independiente del Valle-EQU

Cesar Farias
País: Uruguai
Clube: Cerro Porteño-PAR

Mariano Soso
País: Argentina
Clube: Sporting Cristal-PER

Carlos Maldonado
País: Uruguai
Clube: Deportivo Táchira-VEN

Horacio Matuszyczk
País: Argentina
Clube: Trujillanos-VEN