Banner final O horário da final deste sábado nas principais capitais do mundo. Foto: Uefa O horário da final deste sábado nas principais capitais do mundo

Pesquisa aponta crescimento de 13% no interesse pela Liga dos Campeões no Brasil, e o torneio passa a atingir todas as faixas etárias no país

Publicado em Esporte

A dois dias da final da Liga dos Campeões da Europa entre Real Madrid e Liverpool, neste sábado, às 15h45, no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia, uma pesquisa do IBOPE Repucom divulgada nesta quinta-feira aponta que o número de fãs do torneio cresceu 13% de 2013 a 2017 e passou a atingir todas as faixas etárias. Os dados são do Sponsorlink — pesquisa especializada sobre hábitos e comportamento dos fanáticos por esportes.

Em 2013, 38% da população conecta declarou ser fã da Champions League, o que representava 20,2 milhões de pessoas. Nsse público, destacava-se a maior participação do gênero masculino (63%). Os jovens de 18 a 29 anos representavam 53% dos interessados na competição. No levantamento atual, o volume de interessados no evento chega a 43%, o que representa 34,4 milhões de pessoas. Permanece a predominância do público masculino, com 66% dos interessados.

No que diz respeito a faixas etárias, a pesquisa mostra que o evento deixou de ser segmentado entre os jovens (18 a 29 anos) e passou a despertar o interesse entre todas as idades. Em 2013 os jovens representavam mais da metade da população interessada no evento e hoje são 35% dos interessados.

O levantamento registrou também uma evolução na participação das faixas etárias mais elevadas. A população entre 40 a 54 anos interessada em Champions League cresceu mais de 40% no período, e o público com mais de 55 anos dobrou sua participação, passando de 6% em 2013 para 12% no levantamento atual.

O diretor executivo do IBOPE Repucom,  José Colagrossi, comentou o resultado da pesquisa. “A Champions League se destaca entre os demais campeonatos do mundo por fatores como organização e alto nível técnico ao reunir os melhores jogadores do planeta. Estes fatores, somados à digitalização do esporte e a crescente oferta de transmissão de jogos, certamente contribuem para a popularização e aumento do interesse pelo campeonato entre todos os públicos”, disse o executivo.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF