Palmeiras Leila Pereira na festa do título do Paulistão, um dos sete do clube no ano. Foto: Cesar Grecco/Palmeiras Leila Pereira na festa do título do Paulistão, um dos sete do clube no ano. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Palmeiras é o primeiro campeão brasileiro presidido por mulher: Leila Pereira acumula 7 títulos no ano

Publicado em Esporte

Presidente do Palmeiras há 322 dias, Leila Pereira é a primeira mulher a levar um clube de futebol ao título da Série A do Campeonato Brasileiro. A derrota do Internacional para o América-MG, no Independência, em Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira, consumou a conquista alviverde com quatro rodadas de antecipação. Ninguém mais pode impedir a 11ª conquista do time paulista. As contas dizem respeito às taças conquistadas no período de 1959 a 2022. Em 2012, a CBF unificou a Taça Brasil, Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) e o Brasileirão — criado em 1971. 

 

Antes de Leila Pereira, a presidente Patrícia Amorim teve a chance de brindar o Flamengo com o título brasileiro. Assumiu o clube rubro-negro em 2010, um ano depois do título de 2009 na gestão de Márcio Braga/Delair Dumbrosck, mas a melhor colocação do time no mandato dela foi o quarto lugar, em 2011.

 

O início da gestão de Leila Pereira é avassaladora no que diz respeito a troféus. São sete nesta temporada. No futebol masculino, o Palmeiras acaba de ganhar o Brasileirão. O ano da graça começou com a conquista inédita da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A carência do título fazia parte do repertório de piadas dos rivais e o título finalmente aconteceu. A base também é responsável pelas Copa do Brasil Sub-17 e o Brasileirão Sub-20. Os três troféus com a assinatura do diamante Endrick. O centroavante brasiliense deve entrar em campo na noite desta quarta-feira contra o Fortaleza, no Allianz Parque, pela 35ª rodada. Enquanto isso, o time principal iniciava a temporada com as conquistas da Recopa e do Paulistão. 

 

Na última sexta-feira, o futebol feminino empilhou mais taças em uma prova de que esta é definitivamente a temporada da Sociedade Esportiva Palmeiras. A volta olímpica na Libertadores depois do concerto de bola por 4 x 1 contra o Boca Juniors colocou um troféu inédito no imponente museu do clube paulista.

 

Se a Série A1 do Campeonato Brasileiro fosse disputada no sistema de pontos corridos, o Palmeiras teria conquistado o título neste ano. A competição tem mata-mata e o Palmeiras se deu mal nas semifinais. Foi eliminado pelo arquirrival Corinthians e o sonho do título inédito acabou frustrado. 

 

A campanha na Libertadores foi irretocável: 100% de aproveitamento no Grupo C contra Universidad de Chile, Independiente del Valle e Libertad. O time foi ainda mais imponente na fase de mata-mata. Passou por cima de Santiago Morning, Deportivo Cali e por último pelo Boca Juniors. Vingou os homens. Em 2000, o clube argentino derrotou o Palmeiras na final. 

 

Elas ainda podem ganhar o Campeonato Paulista neste ano. O Palmeiras ocupa o quinto lugar na classificação atrás do Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos e Ferroviária. Está fora da zona de classificação para as semifinais, mas tem um jogo a menos. 

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf