Santos Marinho Marinho comemora o gol da vitória sobre o Botafogo: líder ao lado do Palmeiras. Foto: Ivan Storti/Santos FC Marinho comemora o gol da vitória sobre o Botafogo: líder ao lado do Palmeiras.

O sucesso de Jorge Sampaoli e o compatriota que pode inspirar o técnico do Santos na caça ao título

Publicado em Esporte

Há quase um ano, Diego Aguirre desbancava o Flamengo da liderança do Campeonato Brasileiro depois da pausa para a Copa do Mundo e colocava o São Paulo no topo da Série A na 17ª rodada. Faltaram elenco e paciência à diretoria para sustentar a primeira colocação. O tricolor paulista passou oito rodadas no topo. Bastou ser ultrapassado pelo Palmeiras na 27ª rodada para o treinador uruguaio balançar, perder o emprego. Deu lugar a André Jardine e o time paulista terminou a competição na quinta colocação.

Duas rodadas depois da pausa para a Copa América, Jorge Sampoli divide a liderança do Campeonato Brasileiro com o Palmeiras. O elenco do Santos não oferece banquetes, mas parece suficiente para ao menos incomodar concorrentes milionários da Série A. O Peixe só fica atrás do arquirrival alviverde no critério saldo de gols (14 x 7). Tem cinco pontos de vantagem sobre o Flamengo, terceiro colocado. A diretoria do Peixe precisa colocar a casa em ordem fora de campo para dar tranquilidade a Sampaoli e não repetir o que o São Paulo fez com Aguirre em 2018.

Jorge Sampoli começou a temporada contabilizando perdas. Quando assumiu o cargo, o empréstimo do artilheiro Gabriel Barbosa havia acabado. Viu Bruno Henrique arrumas as malas rumo ao Flamengo. Jean Lucas nem bem chegou e foi negociado com o Lyon, da França. Dodô embarcou para defender a Sampdoria. Vendido ao Real Madrid, Rodrygo  foi embora.

O treinador argentino se aborreceu com a falta de reforços durante a pausa para a Copa América, com os três meses de direitos de imagem atrasados, falta de pagamento das premiações em jogos do Brasileirão, partidas realizadas fora da Vila Belmiro. Apesar da pilha de problemas, Jorge Sampaoli segue se reinventando.

O Santos acumula duas vitórias consecutivas fora de casa depois da Copa América. Derrotou o Bahia, em Salvador, e o Botafogo, no Rio. Enquanto isso, o Palmeiras perdeu cinco pontos no empate com o São Paulo e a derrota para o Ceará. Uma das marcas do trabalho do argentino é a criatividade, o poder de reinvenção. Estava montado no 3-4-3 na Arena Fonte Nova. No Nilton Santos, passou ao 3-5-2. É o time que melhor se adapta à postura do adversário.

 

O argentino Carlos Volante é o único técnico estrangeiro que conseguiu ser campeão nacional no Brasil. Levou o Bahia ao título da Taça Brasil em 1959 contra o Santos.

 

A tabela é favorável para o Santos virar líder isolado. Receberá Avaí e Goiás em casa. O Palmeiras encara o Vasco, no Allianz Parque, e visitará o arquirrival Corinthians, na Arena. Em tese, é possível se distanciar um pouco mais do Flamengo. O concorrente tem um clássico contra o Botafogo, no Maracanã, e viaja para encarar o Bahia, em Salvador. Jogos difíceis.

Apesar dos perrengues, Jorge Sampaoli tem a chance de igualar o feito do compatriota Carlos Volante. O argentino é o único treinador estrangeiro campeão nacional na história da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro unificado, ou seja, de 1959 a 2018. Há 60 anos, Volante levou o Bahia ao título da Taça Brasil contra o Santos de Pelé. Geninho comandou o tricolor nos dois primeiros jogos, mas Volante era o técnico no jogo extra em que o Bahia derrotou o Santos — sem Pelé — por 3 x 1, no Maracanã.  O Rei estava com a Seleção no exterior.

Se você ainda duvida da capacidade de Jorge Sampaoli, aí vai um lembrete: ele foi campeão do Torneio Apertura e Clausura do Campeonato Chileno em 2011, o Apertura 2012, todos com a Universidad de Chile. Títulos nacionais ele tem no currículo.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/