image Van Bronkhostrs: oito jogos, oito vitórias no Campeonato Holandês. Imagem: Divulgação/Feyenoord

O invencível Feyenoord de Gio van Bronckhorst

Publicado em Esporte

Pep Guardiola? Não! José Mourinho? Muito menos! Carlo Ancelotti? Tá frio… Zinedine Zidane, Luis Enrique, Diego Simeone… Na, na, ni, na, não! O único técnico com 100% de aproveitamento entre as sete principais ligas nacionais da Europa jogou com Ronaldinho Gaúcho no Barcelona e foi vice-campeão mundial na África do Sul, em 2010, nos tempos em que ainda batia um bolão na função de lateral esquerdo.

Invicto à frente do Feyenoord na temporada de 2016/2017 do Campeonato Holandês, Giovanni van Bronckhorst é o cara neste início de temporada da Eredivisie. São oito vitórias em oito partidas — 24 pontos, igualando a marca do PSV Eindhoven em 2000. Vice-líder, o Ajax tem 19. O Feyenoord marcou 23 gols e sofreu apenas dois.

Ex-auxiliar de Ronald Koeman, que atualmente comanda o E errônea, da Inglaterra, Giovanni van Bronckhorst assumiu o Feyenoord em março do ano passado. Deu tempo de conquistar a Copa da Holanda em cima do Ultrech, por 2 x 1. O clube vencedor da Liga dos Campeões em 1970 não conquista o Campeonato Holandês desde 1998/1999. Antes da carreira como técnico profissional, trabalhou nas divisões de base da Holanda.

O elenco liderado por Giovanni van Bronckhorst é uma mescla de experiência com jogadores formados nas divisões de base do Feyenoord. O capitão do time é Kuyt. Ele tem as companhias de Elia e o goleiro Jones. O grupo tem ainda meninos como Vilhenadza, Kasdorp e Kongolo. Uma prova do sucesso da base do Feyenoord é a lista de convocados para a Copa de 2014. Louis van Gaal chamou oito jogadores do clube na campanha do quarto lugar no Brasil.

O Feyenoord de Gio atua no 4-2-3-1
O Feyenoord de Gio atua no 4-2-3-1

Na última vez que o Feyenoord foi campeão holandês, o técnico era Leo Beenhakker e os destaques do time, Tomasson, Julio Cruz e Kalou.

O sucesso de Giovanni van Bronckhorst é mais uma demonstração de que a escola holandesa continua forma do técnicos promissores e os exportando. Frank de Boer lidera a Intrenazionale, da Itália. Ronald Koeman faz sucesso à frente do Everton.