Customizado Mané Garrincha está reservado para o jogo do Flamengo na próxima quarta pela Libertadores Mané Garrincha está reservado para o jogo do Flamengo na próxima quarta pela Libertadores

Montevidéu arremata finais da Conmebol em 2021; Brasília fica com Sul-Americana 2022

Publicado em Esporte

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) definiu nesta quinta-feira Montevidéu como sede das finais da Libertadores e da Copa Sul-Americana em 2021. Se não houver contratempo causado pela pandemia, os jogos valendo troféu serão, respectivamente, em 6 e 20 de novembro. O comunicado da entidade máxima do futebol no continente informa que a condição sanitária da capital uruguaia foi decisiva para a escolha.

No mesmo texto, a Conmebol comunica que Guayaquil (Equador) será palco da decisão da Libertadores em 2022; e o Mané Garrincha, em Brasília abrigará a decisão da Sul-Americana ano que vem. As últimas duas foram em Assunção (Paraguai) e em Córdoba (Argentina) conquistadas, respectivamente, por Independiente del Valle (2019) e Defensa y Justicia (2020).

O Em 20 de abril, o Correio Braziliense publicou que a arena estava bem cotada na entidade para a edição deste ano. O blog apurou que o combo de Montevidéu neste ano agradou Brasília. A Arena BSB tinha preferência por receber o evento apenas em 2022 por uma razão simples: a firma projeta que, até lá, o público vacinado terá retornado aos estádios. Havia certo desânimo com a possibilidade de receber mais uma decisão sem plateia neste ano, como aconteceu na Supercopa do Brasil e na Recopa Sul-Americana, por exemplo.

Há um porém. Como as finais dos torneios da Conmebol passaram a ser disputadas em novembro, há risco de que elas sejam esvaziadas se o calendário  for mantido devido ao clima de Copa. O Mundial do Qatar-2022 começará em 21 de novembro do ano que vem, ou seja, muitos jogadores convocados podem estar com suas seleções desde o início do mês, até mesmo participando do período de aclimatação e de amistosos. É possível que a Conmebol corra com seus eventos para encerrá-los em outubro a fim de evitar prejuízos aos produtos.

Com a oficialização da final da Copa Sul-Americana, o a arena mais cara da Copa de 2014 ganha mais um evento internacional para movimentar uma agenda muito dependente de eventos de ponta vindos de fora do DF. Além do Mundial, o estádio abrigou Copa das Confederações, torneios de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

Casa de três jogos de ponta em cinco dias no mês passado em meio à fase mais aguda da pandemia no Brasil, Brasília ganhou pontos com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e passou a ser favorita a receber uma das finais da Copa Sul-Americana até 2023. O torneio é o segundo mais importante do continente.

 

O Centenário foi palco de três decisões da Libertadores numa época em que havia possibilidade de um terceiro jogo desempate em campo neutro: em 1973, o Independiente levou o título na capital uruguaia contra o Colo-Colo. Na edição de 1977, o Boca Juniors superou o Cruzeiro na histórica arena. Em 1981, o Flamengo foi campeão contra o Cobreloa

 

Em abril, a Conmebol acomodou em Brasília a decisão da Recopa Sul-Americana entre Palmeiras e Defensa y Justicia. Na véspera, promoveu o duelo de volta da terceira fase preliminar da Libertadores entre Santos e San Lorenzo.

O estafe da Conmebol, que deixou Brasília fora da lista de sedes da Copa América 2019, no Brasil, gostou da logística da cidade e do tratamento dado pela Arena BSB, concessionária responsável pelo estádio Mané Garrincha, ao evento. Antes dos jogos internacionais, o Mané havia recebido a decisão da Supercopa do Brasil entre Flamengo e Palmeiras.

Brasília estava inscrita para receber uma das três decisões da Copa Sul-Americana no período de 2021 a 2023 contra La Bombonera ( Buenos Aires), Monumental de Nuñez (Buenos Aires), Nuevo Gasometro (Buenos Aires) Libertadores de América (Avellaneda), El Cilindro (Avellaneda) Único (Santiago del Estero), Mario Kempes (Córdoba), Arena Castelão (Fortaleza), Beira-Rio (Porto Alegre), Arena Pernambuco (Recife), Arena Fonte Nova (Salvador), Monumental (Lima), Nacional (Lima) e Atanasio Girardot (Medellín).

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram:@marcospaulolimadf