52125421890_463b886ef5_c Rafael Navarro teve a bola do jogo nos pés para dar a vitória ao Palmeiras. Foto: Cesar Greco/Palmeiras Rafael Navarro teve a bola do jogo nos pés e falhou no Allianz Parque. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Frio e calculista, Palmeiras já pontuou contra três badalados concorrentes diretos ao título brasileiro

Publicado em Esporte

O Palmeiras atingiu nível de excelência de time que sabe exatamente o jogo que precisa ou não vencer. Quando isso não é possível, o elenco está doutrinado a saber negociar o resultado menos danoso a fim de não comprometer o plano. Estamos na oitava rodada e o time de Abel Ferreira já enfrentou os três principais concorrentes ao título do Campeonato Brasileiro. O detalhe é o seguinte: conseguiu pontuar contra todos eles. O Alviverde saiu do Maracanã com um ponto obtido contra o Flamengo. Creditou três na conta no clássico diante do Corinthians. Mais no duelo deste domingo contra o Atlético-MG.

No mundo ideal, melhor teria sido derrotar o atual campeão da Série A, porém os campeões vigentes da Libertadores não contaram com o goleiro Weverton e o volante Danilo, ambos cedidos ao técnico Tite para amistosos da Seleção Brasileira., além do xerife Gustavo Gómez. Portanto, podemos chamar cinco de nove pontos possíveis contra os “primos ricos” da primeira divisão de bom negócio. 

Abel Ferreira tem um plano e está disposto a segui-lo. Depois de cumprir a meta de pontuar contra Atlético-MG, Corinthians e Flamengo, a ordem é manter a regularidade contra os demais concorrentes. Mas há, sim, o que lamentar. A multiplicação dos pontos esteve nos pés de Rafael Navarro. Em vez de um, seriam três se Rafael Navarro acertasse o chute cara a cara com o goleiro Everson. 

Segue o impasse sobre ter ou não um centroavante altamente capacitado para jogos decisivos. Navarro não sentiu o peso quando fez quatro gols no Independiente Petrolero na fase de grupos da Libertadores. Em contrapartida, sentiu falhou na partida que poderia levá-lo a outro patamar no elenco palestrino.

Vale a pena destacar as atuações de dois jogadores. Há quem não goste, mas curto o futebol do lateral-direito Marcos Rocha. Acho até que ele deveria ter sido no mínimo observado pelo Tite para a Copa de 2022. Não dá mais tempo e o comandante da Seleção está fechado com Danilo, Daniel Alves e Emerson Royal. Para mim, Marcos Rocha teve uma bela exibição contra o Galo.

Gostei muito, também, do nível de jogo apresentado pelo Atlético-MG. O time parecia mais focado e confiante nos estepes de quem não estava fora da partida. Rubens, por exemplo. A missão dele era substituir Guilherme Arana. Não só deu conta do recado como soube domar as intenções de Dudu pelo lado esquerdo da defesa. Atuação digna de portfólio. Na banda direita, Mariano teve trabalho com Rony e manteve o adversário sob certo controle.  

Esperava mais do Hulk. Por sinal, o super-herói do Galo saiu de campo reclamando da arbitragem. Abel Ferreira também chiou com os homens do apito. Esperto, o Turco Mohamed evitou caiu na pilha. Sabe que outros confrontos diretos virão. Um é certo, no segundo turno do Brasileiro. Outro provável, nas quartas de final da Libertadores. E um possível nas oitavas de final da Copa do Brasil. O sorteio será amanhã na sede da CBF.  

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf