Palmeiras Flamengo mosaico Prass foi de titular a reserva quando Jorge Jesus assumiu o União Leiria em 2005 Prass foi de titular a reserva quando Jorge Jesus assumiu o União Leiria em 2005

Flamengo x Palmeiras: saiba o que o técnico Jorge Jesus tem a ver com o goleiro Fernando Prass

Publicado em Esporte

O goleiro Fernando Prass dificilmente entrará em campo neste domingo contra o Flamengo, no Maracanã, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. É reserva de Weverton. Sentar-se no banco lembra 2005/2006, a temporada em que o treinador português Jorge Jesus comandou Prass no União Leiria e mudou o arqueiro titular do clube lusitano.

Jorge Jesus assumiu o modesto time em 28 de setembro de 2005. Debutou com vitória por 3 x 0 sobre o Paços Ferreira na sétima rodada do Campeonato Português. O camisa 24 Fernando Prass era o goleiro titular da equipe escalada assim: Fernando Prass; Gabriel, Éder Bonfim, Renato e Alhandra; Paulo Gomes e Fábio Felicio; Harison, Ferreira, Maciel e Alioune e Touré.

Prass era titular com o técnico José Gomes, antecessor de Jorge Jesus. Continuou dono da meta do União de Leiria por seis partidas.  Na sétima perdeu a posição para Costinha. Passou a sentar-se no banco de reserva ao lado do outro reserva, o francês Laurent Quievreux.

O União Leiria terminou o Campeonato Português em sétimo lugar. Fernando Prass amargou o banco até o fim da temporada. Só voltou a ser titular na terceira rodada de 2006/2007. Jorge Jesus deixou o cargo para assumir o Belenenses; e o treinador substituto Domingos Paciência passou a apostar em Prass com regularidade. Foi titular em 28 das 30 rodadas. Foi além em 2008/2009 e participou de todas as partidas do União Leiria na competição.

Fernando Prass foi titular em 6 dos 28 jogos de Jorge Jesus à frente do União Leiria na temporada 2005/2006

O blog tentou entrevistar Fernando Prass para conversar com o goleiro de 41 anos sobre o período em que trabalhou com Jorge Jesus. No entanto, a assessoria de imprensa do jogador informou que ele não quis falar sobre o assunto.

Silêncio do goleiro à parte, Fernando Prass e Jorge Jesus evoluíram muito depois de trabalharem juntos. O goleiro conquistou títulos no Grêmio, Vila Nova, Coritiba, Vasco e Palmeiras. Foi convocado para a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e só não foi titular por causa da contusão uma semana antes do início do torneio de futebol. Foi substituído justamente por Weverton, atual das traves do Palmeiras.

Jorge Jesus amadureceu como treinador. Empilhou taças no Amora, Braga, Benfica, Sporting, Al-Hilal, fechou a rodada passada na liderança do Campeonato Brasileiro e classificou o Flamengo para as semifinais da Libertadores. O clube não alcançava essa fase desde 1984. Hoje, ambos estarão — um de cada lado — no banco de reservas do Maracanã. Lugar em que Fernando Prass não gostou de sentar naquela temporada 2005/2006 do futebol português.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/