Neymar O PSG, de Neymar, vira o turno fora da zona de classificação para as oitavas. Foto: Anne-Christine Poujoulat O PSG vira o turno fora da zona de classificação para as oitavas.

Fase de grupos da Champions League expõe abismo entre a seleção da França e os times franceses

Publicado em Esporte

O primeiro turno da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa comprova uma velha tese: o sucesso da seleção da França, campeã mundial em 1998 e em 2018, da Eurocopa em 1984 e 2000, e primeira colocada no ranking da Fifa, não tem relação ou impacto direto do desempenho dos times no principal torneio de clubes do Velho Continente. Dos três representantes do país na Champions League, dois começam a viver um drama depois de três rodadas e estão ameaçados de ficar fora das oitavas de final. O aproveitamento das equipes em nove jogos é de 44,4%: três vitórias, três empates e três derrotas.

A França conquistou a Liga dos Campeões apenas uma vez, em 1993, com o Olympique de Marselha, que havia sido vice em 1991. Reim (1956 e 1959), Saint-Étienne (1976) e Monaco (2004) também perderam o título. Portanto, lá se vão 25 anos sem uma conquista francesa na Champions League, e 14 temporadas sem presença sequer na decisão. Jamais um clube francês faturou a Copa da Uefa/Liga O tabu cairá nesta temporada?

Pelo andar das carruagens, não…

O badalado Paris Saint-Germain termina o turno fora da zona de classificação para as oitavas de final. A trupe de Neymar estreou com derrota para o Liverpool, venceu o saco de pancadas Estrela Vermelha e tropeçou nesta quarta-feira, no Parque dos Príncipes, contra o Napoli. Resultado: o projeto pessoal de Neymar está novamente em risco.

O Liverpool lidera a chave com seis pontos. Na próxima rodada, tem tudo para derrotar o Estrela Vermelha, na Sérvia, e chegar aos nove. O Napoli é o vice-líder com cinco. Em casa, derrotou o time inglês. Se fizer o mesmo contra o PSG no próximo dia 6, abrirá quatro pontos de vantagem e deixará o concorrente em situação delicadíssima. O PSG terá apenas um jogo em seus domínios, contra os Reds.

Vice-campeão da Champions League em 2004, o Monaco é praticamente carta fora do baralho. Conquistou um mísero ponto em nove disputados. Nem mesma a mudança de técnico — saiu o português Leonardo Jardim para a entrada do francês Thierry Henry — injetou ânimo novo. O Monaco empatou fora de casa por 1 x 1 com o Brugge. Nas rodadas anteriores, a equipe do brasileiro Jemerson havia perdido para Atlético de Madri e Borussia Dortmund. A distância do Monaco para o segundo colocado é de cinco pontos.

Por enquanto, a salvação do país bicampeão mundial é o Lyon. Segundo colocado no Grupo F, o Lyon tem cinco pontos. Surpreendeu o Manchester City na Inglaterra ao vencer por 2 x 1, empatou em casa com o Shakhtar Donetsk e arrancou empate 3 x 3 com o Hoffenheim nesta quarta-feira. No segundo turno, o Lyon receberá os ingleses e os alemães.

 

Desempenho francês na UCL 2018/2019
PSG 3 x 2 Liverpool
PSG 6 x 1 Estrela Vermelha
PSG 1 x 2 Napoli
Monaco 1 x 2 Atlético de Madri
Borussia Dortmund 3 x 0 Monaco
Brugge 1 x 1 Monaco
Mancheste City 1 x 2 Lyon
Lyon 2 x 2 Shakhtar Donetsk
Hoffenheim 3 x 3 Lyon
Resumo: 9 jogos, 3 vitórias, 3 empates, 3 derrotas, aproveitamento de 44,4%

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF