Rafael Vaz Rafael Vaz recebeu o prêmio de melhor zagueiro pela esquerda. Foto: Divulgação/La U Rafael Vaz recebeu o prêmio de melhor zagueiro pela esquerda.

Saiba como La U recuperou Rafael Vaz, a ponto de ter sido o melhor zagueiro do Campeonato Chileno

Publicado em Esporte

Por trás da eleição de Rafael Vaz como melhor zagueiro do Campeonato Chileno há um trabalho sério desenvolvido pela comissão técnica da Universidad de Chile em parceria com o jogador. Para tentar entender o sucesso do atleta emprestado pelo Flamengo, entrei em contato com alguns profissionais que trabalharam com ele, em Santiago. Em entrevista ao blog, o preparador físico Mauro Ceruti elogiou o comprometimento do beque com o trabalho de recuperação física. Beque da seleção do Chile na Copa do Mundo da França, em 1998, o diretor esportivo Ronald Fuentes conta que foi um dos incentivadores do brasileiro, diz ter conversado muito com Vaz e torce pela permanência dele no clube na temporada de 2019. Bati um papo também com Dom Elias Figueiroa. O ídolo do Internacional e da seleção do Chile também fez elogios.

Mauro Ceruti foi peça-chave para o sucesso do brasileiro de 30 anos. O preparador físico da Universidad de Chile aplaude a determinação de Rafael Vaz. “Ele perdeu 5kg e ganhou sequência de jogos. Ficou mais forte e melhorou a composição corporal”, revela o profissional. Ele contou com o apoio do auxiliar Sebastián Burrows e da nutricionista Isidora Selman. Ceruti não revela qual era o peso de Vaz por questões confidenciais, mas diz que a dieta ajudou Vaz a diminuir erros e adaptar-se ao sistema de jogo do técnico argentino Frank Kudelka.

No momento mais tenso da temporada, La U sofreu goleada por 6 x 1 pelo Unión La Calera. Rafael Vaz foi substituído pelo técnico Guillermo Hoyos aos 11 minutos do segundo tempo, quando o time sofreu o quarto gol, não gostou e se desentendeu com o treinador. O resultado fez com que a diretoria demitisse Hoyos e contratasse Kudelka.

“Ele perdeu 5kg e ganhou sequência de jogos. Ficou mais forte e melhorou a composição corporal”

Mauro Ceruti, preparador físico da Universidad de Chile

Ex-zagueiro, o diretor esportivo Ronald Fuentes fala com entusiasmo sobre o desempenho de Rafael Vaz. “O começo dele foi difícil porque o técnico (Guillermo Hoyos) não deu muitos minutos para ele. A chegada de Frank Kudelka, as qualidades e a forma física fizeram com que ele começasse a jogar. Vaz é muito técnico e ótimo nas bolas aéreas”, elogia Fuentes.

O dirigente conta que se aproximou do brasileiro. “É uma ótima pessoa. Conversei muito com ele. Disse a ele que tinha obrigação de jogar bem para vencer. Ele entendeu. Saiu de menos a mais em La U e foi importante para o elenco. Passamos a lutar pelo título. Quando ele estava em campo, o time venceu. Quando atuou mal em algumas partidas, perdemos. Estou de saída do clube, em 20 de dezembro, mas torço para que ele continue. É um pedido do técnico Frank Kudelka, ele está nos planos”, revela em entrevista ao blog.

Ronald Fuentes confirma que Rafael Vaz perdeu peso. O zagueiro inclusive comparou o trabalho em La U com o Flamengo. “Ele me disse que o trabalho físico aqui no Chile é mais forte do que no Brasil e que isso estava pesando”. Questionado por que o jogador foi eleito o melhor zagueiro do Campeonato Chileno, Fuentes respondeu: “Ele deu segurança defensiva a um time que alternava o 4-2-3-1 e o 4-3-3. Ele é técnico, mas soube se adaptar ao estilo de jogo físico do futebol chileno”, testemunha.

“É uma ótima pessoa. Conversei muito com ele. Disse a ele que tinha obrigação de jogar bem para vencer. Ele entendeu. Saiu de menos a mais em La U e foi importante para o elenco. Passamos a lutar pelo título”

Ronald Fuentes, diretor esportivo da Universidade de Chile

Conversei também com o histórico zagueiro Elias Figueroa. Eleito o melhor zagueiro da Copa de 1974, Dom Elias, de 72 anos, foi hexacampeão gaúcho com a camisa do Internacional e bi brasileiro pelo time colorado. “Como eu moro em Viña del Mar, vi poucos jogos, mas nas partidas que eu consegui ver do início ao fim, o Vaz esteve muito bem. Tenho os meus negócios aqui no Chile, então, fica difícil acompanhar tudo”, afirmou o ídolo.

O blog entrou em contato com o técnico Frank Kudelka, mas ele disse que não daria entrevista porque está em férias. Rafael Vaz, que perdeu a mãe recentemente, não quis falar. Na semana em que recebeu o prêmio, ele escreveu nas redes sociais: “Nunca saberemos o quão forte somos até que seja a única escolha. Quando algo ruim acontece você tem três escolhas: deixar isso definir você, deixar isso destruir você ou fazer isso te deixar mais forte”.

“Nunca saberemos o quão forte somos até que seja a única escolha. Quando algo ruim acontece você tem três escolhas: deixar isso definir você, deixar isso destruir você ou fazer isso te deixar mais forte”

Rafael Vaz, nas redes sociais

O brasileiro fez três gols no Campeonato Chileno. Balançou a rede do Audax Italiano, do Unión La Calera e da Universidad Católica. O time terminou em terceiro lugar, atrás da campeã Universidad Católica e do vice, Universidad de Concepción.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF