FBL-EUR-C1-INTER MILAN-LIVERPOOL Alisson festeja o gol de Firmino. Liverpool quase classificado. Foto: Filippo Monteforte Alisson comemora o gol de Firmino. Liverpool está praticamente classificado. Foto: Filippo Monteforte

Em cinco dias, Chelsea, Manchester City e Liverpool provam que o futebol inglês está em outro patamar

Publicado em Esporte

O Palmeiras, bicampeão da Libertadores, não aguentou o Chelsea na decisão do Mundial de Clubes. O Sporting foi humilhado pelo Manchester City por 5 x 0 no duelo de ida das oitavas de final da Champions League. A Internazionale teve a eliminação encaminhada pelo Liverpool ao perder, em Milão, por 2 x 0. Em cinco dias, a nata da Premier League comprovou o óbvio ululante: os times do futebol inglês estão em outro patamar. A imponência não respeita sul-americanos nem europeus. A soma dos resultados dos três jogos válidos pelos torneios da Fifa e da Uefa é 9 x 1. Só o time brasileiro fez gol nos ingleses. De pênalti!  Se não fosse a trapalhada de Thiago Silva, nem isso. 

A fase de mata-mata engatinha, mas é possível cravar que dois ingleses estão classificados para as quartas de final. O Sporting vai até Manchester a passeio para o duelo de volta contra o timaço do City. A virada da Internazionale, em Anfield Road, é improvável. 

São quatro ingleses nas oitavas. Arrisco dizer que três avançarão. O atual campeão europeu e mundial, Chelsea, terá pela frente o Lille. Milagres acontecem, mas acho que este, agora, não. Portanto, resta saber se o Manchester United dará conta do Atlético de Madrid. Neste caso específico, temos um jogo. Espero que Diego Simeone não decepcione.

Das últimas cinco finais da Liga dos Campeões, três tiveram times ingleses. Duas delas entre times da terra da rainha. O Liverpool superou o Tottenham em 2019; e o Chelsea derrotou o Manchester City na decisão da edição passada.

A superioridade dos ingleses é tamanha que Pep Guardiola comentou depois da vitória por 5 x 0 sobre o Sporting, na terça-feira, que hoje só teme um adversário: o Liverpool. Nem o badalado Paris Saint-Germain, de Messi, Mbappé e Neymar, amedronta o técnico espanhol. 

“O Liverpool está seis pontos atrás de nós (na Premier League). O Liverpool, que foi nosso maior rival nas últimas temporadas. Que está sempre lá. Que é um pé no saco o tempo todo (risos). Eles são um time fantástico”, comentou Guardiola à CBS Sports.

Os times fantásticos são raros nesta Champions League. Manchester City e Liverpool, de fato, conseguem jogar coletivamente. O Bayern de Munique também, mas o time alemão tem muitos problemas a solucionar para voltar a ser aquele do título de 2020. O Real Madrid mostrou-se covarde diante do PSG na partida de ida. O Chelsea é o campeão vigente, porém, segue aquém do que já foi sob a batuta de Thomas Tuchel. 

As oitavas de final começam a separar os homens dos meninos. Manchester City e Liverpool avisaram aos concorrentes nesta primeira semana do mata-mata que estão na primeira categoria. Os demais que lutem para alcançar o patamar de Guardiola e Klopp.  

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf