51736707798_7f35239bf1_c Amor de criança: com o Grêmio onde o Grêmio estiver. Foto: Lucas Uebel/Grêmio O olhar perdido do incrédulo torcedor mirim do Grêmio: terceiro rebaixamento. Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Dribles curtos: 10 pitacos em até 280 caracteres sobre a última rodada do Campeonato Brasileiro

Publicado em Esporte

Fluminense 3 x 0 Chapecoense

A diretoria do Fluminense cometerá a deselegância de devolver Marcão ao cargo de auxiliar ou promoverá o profissional a técnico? Sim, ele tem muito a aprender, mas outra vez mostrou potencial no Brasileiro. Luiz Henrique é a melhor notícia tricolor. E a Chape? Só uma vitória!

 

Palmeiras 1 x 0 Ceará

Os meninos do Palmeiras mostraram que, se permanecer, Abel Ferreira tem um excelente material humano para tocar o trabalho de renovação. O time terminou invicto a missão de disputar os últimos três jogos. Faltou pouquinho ao Ceará para fazer companhia ao Fortaleza na Libertadores.

 

Santos 1 x 1 Cuiabá

A permanência do Santos na elite é mérito de Fábio Carille. Deu a cara dele ao time e multiplicou pontos. E o Cuiabá? Baita trabalho do técnico Jorginho. Mais um. Havia brilhado também no Figueirense, em 2013. O Centro-Oeste terá três times na elite pela primeira vez desde 1986.

 

América-MG 2 x 0 São Paulo

Rogério Ceni viveu momentos constrangedores nos últimos dois Brasileiros: foi campeão em 2020 pelo Flamengo graças ao amarelão Inter. Em 2021, poderia brigar por vaga à Pré-Libertadores e perde para o América-MG. Coelho tira da cartola vaga incrível para o torneio continental.

 

Grêmio 4 x 3 Atlético-MG

O ciclo vitorioso do Grêmio começou com o penta da Copa do Brasil na Arena contra o Atlético-MG em 2016. Cinco anos depois, acaba de forma triste contra o Galo, em casa, e uma velha sentença: o terceiro rebaixamento na história do clube. Cuca poupou o time, mas fez bom papel.

 

Fortaleza 2 x 1 Bahia

O Fortaleza é a história deste Brasileirão. Um Leicester City tupiniquim. Só faltou o título, claro. O Tricolor do Pici está na fase de grupos da Libertadores. Há um ano, estreava em torneio internacional na Sul-Americana. Lamentável a queda do Bahia. Gestão boa, futebol ruim.

 

Sport 1 x 1 Athletico-PR

Alberto Valentim levou o Athletico-PR ao bi na Sul-Americana, mas numa boa: se o Furacão deseja algo bom em 2022, precisa de um técnico melhor. Valentim disputou 15 jogos na Série A desde que assumiu e ganhou quatro! O Sport será mais um dos seis campeões brasileiros na Série B.

 

Red Bull Bragantino 1 x 0 Internacional

A bebida energética segue dando asas aos parças. Leipzig foi semifinalista da Champions em 2020. Salzburg está nas oitavas nesta edição. Bragantino iniciará Libertadores na fase de grupos. Outro vexame do Internacional. Mesmo assim, Diego Aguirre deve ganhar de presente o Uruguai.

 

Juventude 1 x 0 Corinthians

Jair Ventura incorporou Joel Santana. Evitar rebaixamento é com ele mesmo. Impediu a queda do Sport na edição passada e acaba de operar milagre no Juventude. Que o time gaúcho saiba valorizá-lo. Derrotado, o Corinthians se vingou indiretamente do Grêmio, que o rebaixou em 2007.

 

Atlético-GO 2 x 0 Flamengo

Um Flamengo que teve como soluções emergenciais Carlinhos, Andrade e Jayme de Almeida na função de técnico interino ou efetivo, todos os três campeões nacionais no cargo, precisa reavaliar o papel de Maurício Souza. Pode até ser bom para a base. Time profissional, ainda não.

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf