Reinier Reinier esteve no Guará em dezembro para jogar pelada com os amigos. Foto: Amarildo Casto Reinier voltou à QI 1 do Guará, onde o sonho de ser jogador começou.

De saída do Flamengo, Reinier será o terceiro jogador brasiliense na história do Real Madrid

Publicado em Esporte

Quando Reinier fez o primeiro gol profissional com a camisa do Flamengo na vitória por 3 x 0 sobre o Avaí, no Mané Garrincha, o técnico Jorge Jesus comparou o estilo do meia-atacante rubro-negro ao de Kaká, último jogador brasileiro eleito melhor do mundo (2007). “Ele terá um futuro brilhante. Tem coisas parecidas com um jogador brasileiro que foi muito cedo para o exterior. Tem estilo e o perfil físico de Kaká”, disse o português aqui em Brasília. Reinier comentou o elogio. “Kaká foi um ídolo para mim, sempre acompanhei ele, só que mais por vídeos que meu pai me mostrava. Vejo algumas semelhanças, sim, eu me inspiro nele. Pela altura, pelas arrancadas. Fico muito feliz com essas comparações”, afirmou na saída do estádio.

As coincidências podem ir além. Kaká e Reinier nasceram no Distrito Federal. Ambos saíram cedo da capital do país. Um para iniciar a carreira no São Paulo. O outro, no Flamengo. Em 14 de agosto de 2003, o São Paulo vendeu Kaká para o Milan por 8,5 milhões de euros. Seis anos depois, ele se tornaria o terceiro jogador mais caro do mundo ao desembarcar no Real Madrid por 67 milhões, o brasiliense mais caro da história. A transferência de Reinier para o clube espanhol será sem escalas. Aos 17 anos, está próximo de ser oficializado como reforço do time merengue. A joia criada no Guará será o terceiro brasiliense a vestir a camisa do Real Madrid. Alípio passou pela base de 2008 a 2010. No entanto, jamais conseguiu estrear no time principal.

A saída de Reinier do Flamengo é inevitável. Real Madrid e Barcelona travam um duelo à parte por jovens talentos numa espécie de guerra fria. Ambos cercam o mundo da bola em busca de jovens talentos. Quem chega primeiro leva. Em alguns casos, pagando muito por apostas que não dão o retorno esportivo e financeiro esperado. Robinho, por exemplo, frustrou o Real.

 

67 milhões de euros pagou o Real Madrid por Kaká em 2009, o brasiliense mais caro da história

 

Não parece o caso de Reinier. Embora tenha 17 anos, o adolescente mostrou personalidade quando Jorge Jesus precisou dele. É lógico que time ajustado facilita o desenvolvimento de garotos como ele. O menino do Ninho do Urubu virou praticamente o primeiro reserva do time. Passou à frente de Vitinho, por exemplo.  Quando não contava com uma das quatro referências do time ou substituir Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol,  Jorge Jesus olhava para o banco de reservas e mandava Reinier aquecer. Isso quando não era titular, como naquela belíssima arrancada contra o Vasco no lance do primeiro gol do jogão que terminou 4 x 4.

Reinier é tão precoce que vai queimando etapas. O Real Madrid pretende que ele passe um tempo no Castilla, o time de acesso ao profissional. O histórico dele mostra o contrário. Não disputou o Mundial Sub-17 porque fazia parte do elenco principal do Flamengo, que precisava dele para conquistar o Brasileirão e a Libertadores. Saltou da Seleção Sub-17, da qual era o camisa 10 no fracasso no Sul-Americano Sub-17 no ano passado, a aposta de André Jardine na Seleção que disputará o Pré-Olímpico na Colômbia a partir do dia 18.  Sem passar pela sub-20.

O brasiliense de 30 milhões de euros (R$ 135 milhões) pode ser um dos poucos jogadores da cidade a vestir camisa pesada da Europa. Kaká defendeu Milan e Real Madrid. O auge de Amoroso foi o Borussia Dortmund. Lúcio chegou ao Bayern Munique e Internazionale. Washington passou pelo Fenerbahçe da Turquia. O Manchester United pensou em tirá-lo da Lazio uma vez. Felipe Anderson começou por baixo na Lazio, amadurece no West Ham, que pagou ao clube italiano o mesmo valou desembolsado pelo Real Madrid para ter Reinier, e tem pinta de que, em breve, será alçado a um clube de ponta da Premier League. Que Reinier aproveite a oportunidade para um jogador nascido numa cidade que há muito tempo só tem times na Série D, a quarta divisão do Campeonato Brasileiro.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/