Copa Ouro deixa duas vagas pendentes na Copa América Centenária e define o quinto classificado para Copa das Confederações

Publicado em Sem categoria

Ano que vem tem Copa América. De novo? Sim, o torneio continental de seleções mais antigo do planeta bola vai comemorar 100 anos. E daí? E daí que tem tudo para ser muito bacana, com 16 seleções — e não 12 como na edição deste ano. Haverá de fato uma fusão entre as Américas do Sul, Central, do Norte e Região do Caribe.

Eu disse isso tudo para contar o seguinte. Dos 16 candidatos ao título da edição especial, 14 estão definidos. Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela representarão a Conmebol. Pela Concacaf, Estados Unidos (anfitrião) e México estavam classificados automaticamente. A Costa Rica entrará na festa como campeã da Copa Centroamericana de 2014. A Jamaica, como vencedora da Copa do Caribe.

Restam ainda duas vagas que serão disputadas em uma espécie de repescagem em jogos de ida e volta. O Panamá enfrentará Cuba em um dos confrontos. O outro reunirá Thinidad e Tobago e Haiti. Os quatro entraram nos playoffs por causa da classificação na recém-encerrada Copa Ouro — a Copa América da Concacaf.

A Copa América Centenária será de 3 a 26 de junho, nos Estados Unidos.

Enquanto isso…

A Copa Ouro da Concacaf definiu também neste domingo mais um classificado para a Copa das Confederações de 2017, na Rússia, evento teste para o Mundial de 2018. Campeão continental, o México é o quinto classificado após derrotar a Jamaica na final. Antes, estavam garantindos: Rússia (anfitriã), Alemanha (atual campeã do mundo), Austrália (campeã da Ásia) e o Chile (campeão da Copa América). Faltam agora um representante da Oceania, o vencedor da Eurocopa de 2016 e o campeão da Copa Africana de 2017.

Todos eles brigarão pela sucessão do Brasil. Tetracampeão do torneio, o Brasil está fora da festa. Você conhece mais do que eu os motivos…