China Última aventura do novo técnico do Cruzeiro na Série B foi pelo Tianjin Quanjian da China Última aventura do novo técnico do Cruzeiro na Série B foi pelo Tianjin Quanjian da China

Como foram os últimos trabalhos de Vanderlei Luxemburgo em times da segunda divisão

Publicado em Esporte

Vanderlei Luxemburgo está de volta à Série B depois de 32 anos. Rebaixado com o Vasco na temporada passada e dispensado pelo clube carioca, o recordista de títulos do Campeonato Brasileiro (1993, 1994, 1998, 2003 e 2004) é mais um ex-técnico da Seleção Brasileira a topar o desafio de tirar o time celeste da segunda divisão. No ano passado, Luiz Felipe Scolari assumiu a prancheta, mas desistiu do emprego no meio do caminho.

Senhor dos troféus no Campeonato Brasileiro com dois títulos à frente do Palmeiras, um pelo Corinthians, um pelo Santos e outro à frente do Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo não disputada a Série B desde 1989. Na segunda divisão daquele ano, o técnico promissor despontava no Bragantino. Com uma campanha brilhante, levou o time da terra da linguiça ao título em cima do São José-SP com vitória por 3 x 1 no placar agregado.

Aquele time inesquecível do Bragantino em 1989, que no ano seguinte conquistaria o título do Campeonato Paulista na final caipira diante do Novorizontino, tinha: Marcelo; Gil Baiano, Júnior, Nei e Biro-Biro; Mauro Silva, Ivair e Gatãozinho; Valmir, Mário e Luis Muller.

 

Três ex-técnicos da Seleção Brasileira assumiram o Cruzeiro nos últimos cinco anos: Mano Menezes, Luiz Felipe Scolari e Vanderlei Luxemburgo

 

Depois do sucesso no Bragantino, Luxemburgo passou 27 anos na elite do futebol brasileiro, sul-americano e europeu. Foi técnico da Seleção nos títulos da Copa América de 1999 e no Pré-Olímpico de 2000. Passou pelo Real Madrid. Deixou troféus importantes nos museus de Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e do próprio Santos antes de aceitar convite do exterior. Em 2016, partiu rumo à China para comandar o Tianjin Quanjian Série B do país asiático.

Luxemburgo tentou repetir no Tianjin Quanjian o sucesso dos tempos de Bragantino. Comandava os brasileiros Luis Fabiano, Jadson e Geuvânio. O trabalho durou pouco. O time não engrenou e estava na oitava posição, fora da zona de acesso à primeira divisão da China. Luxemburgo ficou apenas sete meses na segunda divisão chinesa. Foram 12 jogos com quatro vitórias, quatro empates, quatro derrotas e aproveitamento de 44,4%. O técnico foi trocado à época pelo italiano Fabio Cannavaro. O ex-zagueiro deu sequência ao trabalho do brasileiro, conquistou o título da Série B da China e promoveu o clube à primeira divisão.

 

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf