Vitoria Eliminação diante do Bahia e confusão pós-jogo demitiram Argel Fucks. Foto: Francisco Galvão/Vitória EC

Com a queda de Argel Fucks, 5 dos 20 clubes da Série A trocaram de técnico em 2017

Publicado em Esporte

Não tem feriado do Dia do Trabalhador que segure emprego de treinador no futebol brasileiro. A 12 dias do início do Campeonato Brasileiro, 5 dos 20 clubes da Série A trocaram de técnico em 2017. Um dos protagonistas do quebra pau do Ba-Vi do último domingo pela Copa do Nordeste, Argel Fucks é a mais nova vítima da degola. Na tarde desta segunda-feira, a diretoria do Vitória uniu o útil ao agradável e decidiu dispensá-lo depois da derrota por 2 x 0 para o arquirrival e a repercussão do comportamento de seu funcionário na Batalha da Fonte Nova.

Acredite se quiser: Argel Fucks deixa o cargo com uma das melhores campanhas no ano entre os times da Série A. Em 28 jogos, acumulou 21 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Um aproveitamento de 79,7%. Sob o comando dele, o rubro-negro baiano fez 56 gols (média de dois por jogo) e sofreu 22.  Somando o desempenho desde 2016, são 42 jogos, com 27 vitórias, cinco empates e 10 derrotas, um aproveitamento de 68%. No ano passado, salvou o Vitória do rebaixamento para a segunda divisão.

nao se assuste se o Vitória reabrir negociação com Vanderlei Luxemburgo. O treinador era o plano A da diretoria em dezembro para o lugar justamente de Argel Fucks, que era tratado como Plano B. O professor não aceitou sob a alegação de que ainda tinha pendências contratuais com o Tiajin Quanjian, da China. Luxemburgo está desempregado há 10 meses e as vagas nos clubes de ponta do país estão todas muito bem ocupadas. Enquanto procura um substituto para Argel, o Vitória delegou a função ao interino Wesley Carvalho.

Argel Fucks é o quinto técnico demitido por um clube da Série A neste ano. O primeiro da lista foi Paulo César Carpegiani. Em fevereiro, o treinador perdeu o emprego depois de ser eliminado da Copa do Brasil pelo ASA de Arapiraca, de Alagoas. O auxiliar Pachequinho assumiu a prancheta e praticamente encaminhou o título do Coxa no Campeonato Paranaense. No domingo, goleou o Atlético-PR por 3 x 0 dentro da Arena da Baixada.

Em março, foi a vez de Felipe Moreira perder o cargo na Ponte Preta. A diretoria da Macaca não aceitou a eliminação precoce na Copa do Brasil contra o Cuiabá. A solução foi buscar Gilson Kleina no Goiás. O esmeraldino liberou o treinador, que levou o time de Campinas à final do Campeonato Paulista contra o Corinthians após eliminar Santos e Palmeiras.

Também em março, a cúpula do Sport perdeu a paciência com o técnico Daniel Paulista. O treinador foi demitido depois de um empate com os reservas do Santa Cruz. Disponível no mercado, Ney Franco foi a alternativa do Leão da Ilha. Com ele, o time está nas semifinais da Copa do Nordeste e decidirá o título do Campeonato Pernambucano contra o Salgueiro.

Demitido nesta segunda-feira pelo Vitória, Argel Fucks foi responsável indiretamente pela queda do colega Cristóvão Borges no Vasco. Em março, o Vitória eliminou o Vasco da Copa do Brasil. Eurico Miranda decidiu mudar tudo e foi atrás de Milton Mendes. O novo treinador conquistou a Taça Rio, mas foi eliminado pelo Fluminense nas semifinais do Estadual.

 

O TROCA-TROCA NOS CLUBES DA SÉRIE A EM 2017

 

Coritiba

Saiu: Paulo César Carpegiani

Entrou: Pachequinho

 

Ponte Preta

Saiu: Felipe Moreira

Entrou: Gilson Kleina

 

Sport

Saiu: Daniel Paulista

Entrou: Ney Franco

 

Vasco

Saiu: Cristóvão Borges

Entrou: Milton Mendes

 

Vitória

Saiu: Argel Fucks

Entrou: Wesley Carvalho (interino)