Gustavo Scarpa Gustavo Scarpa entrou para decidir o jogo e o título simbólico em BH. Foto: Cesar Greco/Palmeiras Gustavo Scarpa entrou para decidir o jogo e o título simbólico em BH. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Chegou a hora do Tite dizer o que pensa sobre Scarpa, o protagonista do Palmeiras campeão do turno

Publicado em Esporte

O título do post não é uma provocação ao técnico da Seleção Brasileira. Trata-se apenas de uma recordação. Em 8 de dezembro de 2020, Tite falou timidamente sobre Gustavo Scarpa em uma entrevista à Rádio Bandeirantes. O meia começava a conquistar espaço com o recém-chegado Abel Ferreira no Palmeiras, recebia elogios do português e via crescer a expectativa por ele.

“O Scarpa eu conheci como um jogador de flutuação. Ele esteve conosco num amistoso, na época do Fluminense, jogando pelo lado direito e flutuando, fazendo uma função parecida com a do Éverton Ribeiro. Pra mim, ali ele tinha um potencial de evolução muito grande. Ele saiu e agora tá voltando. Vamos deixa-lo apresentar mais o seu futebol para que eu possa ter uma condição melhor de falar”, acenou Tite dezenove meses atrás.

Tite convocou Scarpa apenas uma vez para o amistoso beneficente entre Brasil e Colômbia no estádio Nilton Santos, no Rio, pós-acidente da Chapecoense, em 25 de janeiro de 2017.

O tempo passou. Nesta quinta-feira, Scarpa fez o gol da vitória por 1 x 0 contra o América-MG, no Independência, pela penúltima rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Mais do que os três pontos, o meia de 28 anos garantiu o título simbólico antecipado do primeiro turno.

O Palmeiras abriu quatro pontos de vantagem em relação ao Corinthians. Nem uma possível derrota para o Internacional na última rodada do turno derrubará o alviverde do topo.

Houve um período nesta campanha em que Raphael Veiga parecia o dono do time. Era quem, aparentemente, fazia o Palmeiras jogar. Gustavo Scarpa ficava à sombra dele e do ídolo Dudu.

O momento é outro. Scarpa acumula quatro gols e cinco assistências. É o homem da bola parada e um dos mais versáteis do elenco. Joga onde Abel Ferreira quiser. Mesmo que seja sacrificado pelo plano de jogo do treinador, como nas finais da Libertadores contra o Flamengo e do Mundial diante do Chelsea, cumpre a missão dada pelo treinador.

A pergunta é: Scarpa precisa se apresentar ao Nottingham Forest para ser convocado ou Tite observará o jogador de perto nos últimos amistosos antes do anúncio da convocação final para a Copa do Qatar-2022? O meia do Palmeiras concorre numa raia difícil. Em tese, Tite o enxerga como concorrente de Neymar, Philippe Coutinho, Roberto Firmino e até mesmo do volante Fred, que pode ser adiantado para cumprir a função. Prefiro enxergar Gustavo Scarpa como uma carta na manga para mudar jogo. Abel Ferreira o trata como coringa. E assim pode ser na Seleção.

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf