Bruno Henrique Bruno Henrique: 11 gols em 2019. Faltam 8 para ele quebrar recorde pessoal. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo Bruno Henrique: 11 gols no ano pelo Flamengo. Faltam 8 para quebrar recorde pessoal.

Decisivo contra o Cruzeiro, Bruno Henrique caminha para ter a temporada mais artilheira da carreira

Publicado em Esporte

Decisivo em mais uma vitória do Flamengo na temporada, Bruno Henrique caminha para quebrar um recorde pessoal. A melhor temporada do atacante foi em 2017. O atacante fez 18 gols em 53 partidas (média de 0,33) e deu 13 assistências com a camisa do Santos. O início no Flamengo é avassalador. Um indicativo de que ele pode ir além. Foi protagonista de dois gols e de um passe para Gabriel Barbosa marcar o terceiro na virada por 3 x 1 sobre o Cruzeiro. Conseguiu uma proeza. A equipe carioca não vencia na estreia desde 2016.

Bruno Henrique acumula 11 bolas na rede em 17 exibições (0,64) pelo Flamengo. A tendência é que, em 2019, ultrapasse o recorde pessoal de 18 gols. Questão de tempo. O segundo melhor rendimento — 12 gols pelo Goiás em 57 jogos em 2015 — já pode ser superado nas partidas desta semana. Contratado por R$ 23 milhões, o atacante virou a referência do ataque de Abel Braga. Sem Henrique Dourado — e desconfiado com Fernando Uribe e Gabriel Barbosa no papel de centroavante —, o técnico decidiu apostar em Bruno Henrique como falso centroavante.

Melhores temporadas

  • 2017: 18 gols em 53 jogos pelo Santos (0,33)
  • 2015: 12 gols em 57 jogos pelo Goiás (0,21)
  • 2019: 11 gols em 17 jogos pelo Flamengo (0,64)

A ideia de jogo de Abel lembra um pouquinho o que fez na primeira passagem pelo Flamengo. Em 2004, conquistou o Campeonato Carioca contra o Flamengo usando Jean na função de falso atacante. Deslocado para atuar como meia aberto pela direita, o canhoto Felipe era o responsável por abastecê-lo. Deu certo no Estadual contra o Vasco e errado na decisão da Copa do Brasil. O time rubro-negro perdeu a final para o Santo André.

O desempenho de Bruno Henrique impressiona devido ao poder de decisão em jogos grandes. Dos 11 gols, oito foram contra adversários tradicionais. Deixou duas bolas na rede do Vasco, duas na do Botafogo e outras duas na do Fluminense. As outras três foram contra LDU, Portuguesa e Cabofriense. Não há como negar que é o melhor reforço rubro-negro.

Guardadas as devidas proporções, Bruno Henrique está virando uma espécie de Dudu do Flamengo. Começa a ter na equipe rubro-negra a mesma importância do colega do Palmeiras. E com um detalhe: é versátil, está comendo a bola em mais de uma posição.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF