47726964992_af89337c85_c Jean Lucas foi feliz no Santos em 2019 e voltou ao clube neste ano. Foto: Ivan Storti/Santos FC Jean Lucas foi feliz no Santos em 2019 e voltou ao clube neste ano. Foto: Ivan Storti/Santos FC

A primeira vez de Jean Lucas contra o Flamengo, clube formador do meia

Publicado em Esporte

Nos duelos entre Flamengo e Santos, as lembranças costumam ter mão única. As recordações são de jogadores alvinegros contratados pelo clube rubro-negro. Nesta quarta-feira, por exemplo, Tite pode contar com Thiago Maia, Gabriel Barbosa e Bruno Henrique em campo, às 20h, no Mané Garrincha. Do outro lado, Marcelo Fernandes também tem um ex-rubro-negro no elenco. Revelando nas divisões de base do clube carioca, Jean Lucas é o candidato à lei do ex.

 

O volante de 25 anos iniciou na base do Nova Iguaçu, passou pelo Bonsucesso e desembarcou em 2015 nas categorias inferiores do Flamengo. Depois de dois anos de lapidação, estreou na formação profissional em 2018 contra o Volta Redonda. Paulo César Carpegiani lançou o jogador.  Emprestado ao Santos em 2019 na transação envolvendo a ida de Bruno Henrique para o Rio, ganhou espaço na prancheta de Jorge Sampaoli no primeiro semestre de 2019 e rendeu 8 milhões de euros ao Flamengo na janela de transferências do meio da temporada.

 

Na chegada à Europa, o clube francês cedeu o jogador ao Brest para um período de adaptação. Quando o recebeu de volta, vendeu ao Monaco por 11 milhões de euros. Neste ano, o Santos desembolsou por ele o mesmo valor pago pelo Lyon ao Flamengo em 2019: 8 milhões de euros. O volante movimentou 25 milhões de euros em todas as transações.

 

Contratado em 17 de julho, Jean Lucas não enfrentou o Flamengo no primeiro turno, na Vila Belmiro. O duelo de ida rolou em 25 de julho com vitória rubro-negra por 3 x 2. Em Brasília para a partida desta quarta-feira, o volante não escapará do duelo com um dos clubes formadores da carreira dele, no Mané Garrincha. Ele tem papel de meia no sistema tático 3-5-2.

 

O meio de campo provável do Santos para o duelo com o Flamengo deve ter Lucas Braga e Kevyson nas alas, e Tomas Rincón, Jean Lucas e Lucas Lima por dentro na organização. À frente deles, o liso Soteldo e o centroavante Julio Furch no papel de substituto de Marcos Leonardo.

 

Na apresentação ao Santos, Jean Lucas admitiu ter recebido sondagem para voltar ao Flamengo. O técnico argentino Jorge Sampaoli tentou convencê-lo a desviar da rota do CT Rei Pelé e pintar no Ninho do Urubu. “Tive a conversa com o Sampaoli, mas há conversas com muitos clubes. Quando apareceu o Santos, pedi para dar uma segurada na conversa porque daria prioridade ao Santos”, disse ao receber a camisa do Alvinegro Praiano, em 19 de julho.

 

O agente de Jean Lucas contou recentemente que o jogador aceitou receber o valor que o Santos desejasse pagar. “Eu nunca vi isso na minha vida. Como empresário, o melhor seria ouvir outros times do Brasil e da Europa que poderiam pagar mais, mas eu entendi que não era uma negociação racional. Era uma negociação emocional. O Jean queria o Santos e apenas o Santos. Meu objetivo era realizar esse desejo”, conta o empresário. Jean Lucas considera que o Santos abriu as portas para ele momento em que o Flamengo o considerou moeda de troca.

 

Jean Lucas acumula 14 jogos com a camisa do Santos e foi comandado por três técnicos diferentes nesse período: Paulo Turra, Fabian Bustos e Marcelo Fernandes. Deu duas assistências. Fez a diferença justamente contra adversários cariocas. Deu passe no empate por 2 x 2 com o Botafogo, na Vila Belmiro, e na goleada por 4 x 1 contra o Vasco, no alçapão. Portanto, o Flamengo que se cuide nesta com a caixinha de maldades dele nesta quarta, no Mané.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf