Mendoza O colombiano Mendoza foi o artilheiro estrangeiro do fim de semana: dois gols. Foto: Divulgação/EC Bahia

No Brasileirão com recorde de estrangeiros, apenas 12,2% dos gols são de jogadores importados

Publicado em Esporte

O Campeonato Brasileiro tem recorde de estrangeiros inscritos (68), mas o impacto dos jogadores importados no número de bolas na rede da Série A é pequeno. Dos 496 gols na edição de 2017, apenas 61 são importados — o equivalente a 12,2%. Pouco se levarmos em conta que o Flamengo conta com Paolo Guerrero, o Palmeiras emprega Borja, o São Paulo dispõe de Lucas Pratto, o Grêmio escala Lucas Barrios e o Cruzeiro tinha Ábila.

A essa altura do Campeonato Brasileiro, não há estrangeiro na briga pela artilharia. Jô é o líder com 11 gols. Os mais próximos do centroavante do Corinthians são Guerrero, Guerra, Copete e Lucas Pratto, cada um deles com cinco bolas na rede. A última vez que a Série A teve um goleador estrangeiro foi em 1972. Há 45 anos, o uruguaio Pedro Rocha terminou em primeiro lugar ao lado de Dadá Maravilha. Cada um fez 17 gols.

O desempenho dos estrangeiros nesta temporada é um pouquinho melhor do que a performance do ano passado. O Campeonato Brasileiro de 2016 teve 912 gols. Os estrangeiros contribuíram com 95, ou 10,4%.

No fim de semana, dois atacantes importados fizeram a diferença na 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O argentino Trellez quebrou a invencibiliadde do Corinthians ao marcar o gol do triunfo por 1 x 0, em Itaquera. Em outra partida, o colombiano Mendoza acabou com o jogo na goleada por 3 x 0 sobre o Vasco. A rodada termina na noite desta segunda-feira com o duelo entre Fluminense e Atlético-MG, no Maracanã. Há estrangeiros dos dois lados, ou seja, mais chance de gols.

 

ARTILHARIA
Desempenho dos estrangeiros na Série A

  • 5 GOLS
    Flamengo – Guerrero
    Palmeiras – Guerra
    Santos – Copete
    São Paulo – Lucas Pratto
  • 4 GOLS
    Bahia – Mendoza
    Grêmio – Lucas Barrios
  • 3 GOLS
    Corinthians – Balbuena
    Cruzeiro – Ábila
    Palmeiras – Borja
    Vitória – Tréllez
  • 2 GOLS
    Atlético-MG – Cazares
    Avaí – Joel
    Corinthians – Romero
    Flamengo – Berrío
    São Paulo – Arboleda
    Vasco – Manga Escobar
  • 1 GOL
    Botafogo – Joel Carli
    Coritiba – Filigrana
    Flamengo – Mancuello, Trauco
    Fluminense – Sornoza
    Palmeiras – Mina
    Santos – Hernández
    São Paulo – Cueva
    Sport – Mena