Uma análise da convocação de Tite para os amistosos contra Argentina e Austrália na Oceania

Publicado em Esporte

Chegou a hora de Tite fazer o que ainda não teve tempo: testes. A lista dos convocados desta sexta-feira para os amistosos contra a Austrália e a Argentina mostram, mais do que nomes diferentes, possíveis intenções do técnico da Seleção de testar novos sistemas táticos. Até aqui, tem usado o 4-1-4-1, por exemplo. Por isso, não estou assustado, por exemplo, com a volta de David Luiz.

Eu posso estar enganado, mas David Luiz será testado em uma linha de três zagueiros — algo que Tite domina como poucos, basta lembra do Grêmio campeão da Copa do Brasil em 2001 contra o Corinthians, de Luxemburgo — ou na função de primeiro volante. Ali onde jogam Casemiro, Fernandinho e Rodrigo Caio em caso de necessidade.

A presença do lateral-direito Rafinha também tem os seus motivos. É um lateral-direito muito elogiado por se posicionar bem em sistemas táticos convencionais como o 4-4-2. Tite também pode estar planejando, no futuro, liberar Daniel Alves para o meio de campo, como tem feito Massimiliano Allegri na Juventus. Neste caso, Daniel Alves, que não foi chamado, poderia fazer dobradinha justamente com Rafinha pela direita. Rafinha já fez isso com Lahm no Bayern de Munique. Ele como lateral. O alemão no papel de volante ou meia. Rafinha também conhece bem os sistemas com três zagueiros.

O melhor da convocação é a ausência de Neymar. O Brasil precisa, sim, ter um estilo de jogo sem o seu craque. Provavelmente, Tite imagina usar Philippe Coutinho aberto na esquerda, no setor de Neymar, abrir Willlian do outro lado e Gabriel Jesus como referência no Superclássico das Américas contra a Argentina.

Sinto uma carência grande de encontrar um bom reserva para Casemiro. Fernandinho ainda não é esse cara. No elenco convocado nesta sexta, Rodrigo Caio e David Luiz podem ser improvisados na posição. Tite deve estar olhando com lupa quem joga nesta posição.

A seguir, uma análise dos 24 nomes chamados por Tite…

 

» Goleiros

 

Diego Alves (Valencia-ESP)

Antes tarde…

Defendo a convocação dele faz tempo. Não é só porque pega pênalti. É um baita goleiro. Foi jogador de Tite no Atético-MG.

 

Weverton (Atlético-PR)

Vaga cativa

Faz parte da cota dos campeões olímpicos na Rio-2016. Está na lista desde a primeira convocação de Tite e vai se firmando como reserva.

 

Ederson (Benfica-POR)

Demorou!

Campeão português como titular, esperou seu momento e deixou Julio César no banco.

 

» LATERAIS

 

Fagner (Corinthians)

Merecia?

Tudo bem, é homem de confiança do Tite, mas já que o “fair play” Rodrigo Caio foi chamado, Fagner  merecia uma ficar no cantinho da reflexão nesta lista devido ao pisão em Cueva. Daria chance a Mariano e/ou Danilo.

 

Rafinha (Bayern de Munique-ALE)

Surpresa

Havia renunciado ao chamado de Dunga em 2015. Retorna depois de ter sido consultado por Tite. Respondido que sim, está a fim de brigar por vaga para a Copa de 2018. Acho válido o teste, mas o momento era de Mariano, do Sevilla. Quem sabe até de Danilo, do Real Madrid.

 

Alex Sandro (Juventus-ITA)

Competição

Temporada sensacional com a camisa da Juventus. Tem tudo para protagonizar uma disputa boa com Filipe Luís para saber quem será o reserva de Marcelo na Copa de 2018.

 

Filipe Luís

Segurança

É o reserva natural de Marcelo. Marca melhor do que Marcelo e Alex Sandro. Na ausência do titular, vai ter que mostrar a Alex Sandro por que é o dono da reserva.

 

» ZAGUEIROS

 

David Luiz (Chelsea-ING)

Novo sistema tático

Antonio Conte, do Chelsea, ensinou nesta temporada como usá-lo: o Chelsea foi campeão inglês jogando na maioria das vezes com três zagueiros. David Luiz foi muito bem assim. Talvez, Tite esteja pensando em testar uma variação tática, principalmente contra a Austrália.

 

Gil (Shandong Luneng-CHN)

Daqui não saio

Está claro que vai para a Copa no mínimo como reserva. Está na lista desde o início da era Tite Como são amistosos, seria bom testar algumas sombras. Talvez, Vitor Hugo, ex-Palmeiras.

 

Jemerson (Monaco-FRA)

Oportunidade

Só havia sido chamado por Dunga. Merece a chance com Tite como prêmio pela excelente temporada com a camisa do Monaco. Acaba de ser campeão da Ligue 1.

 

Thiago Silva (PSG-FRA)

Reserva de luxo

“Conformado” com a reserva de Miranda e Marquinhos, vai ter a chance de mostrar para Tite que está a fim, mesmo, é de ser titular. Experiência pesa. Não abriria mão dele na Copa.

 

Rodrigo Caio (São Paulo)

Acho um baita zagueiro. Ao lado de Marquinhos, foi um dos responsáveis pela conquista do ouro olímpico. Líder, honesto e profissional. Merece ser testado como titular.

 

» VOLANTES

 

Fernandinho (Manchester City-ING)

Continuo achando que procura-se um volante reserva para Casemiro. Não é Fernandinho, que foi mal, por exemplo, no primeiro tempo do clássico contra a Argentina, em Belo Horizonte.

 

Paulinho (Guangzhou-CHN)

Já me rendi

Não critico mais desde a atuação de gala contra o Uruguai. Tive de engolir. Só acho que Tite poderia ter dado um descanso a ele para testar, por exemplo, Elias, do Atlético-MG.

 

» MEIAS

 

Giuliano (Zenit-RUS)

Confiança

O artilheiro da Liga Europa é um dos reservas de Paulinho. Entrou bem no lugar do titular quando foi necessário. Mas digo o mesmo que escrevi sobre Paulinho. Elias merecia um teste.

 

Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN)

Leitura tática

Apesar da discrição nos últimos dois jogos da Seleção, é o cara que lê o jogo em campo para Tite, o olhar do treinador dentro das quatro linhas. Nome certo na Copa de 2018.

 

Lucas Lima (Santos)

Justo

Está um pouquinho mais interessado em jogar bola nesta temporada, mas sabe que só foi chamado por dois motivos: voltou a jogar bem e deu sorte: Diego, do Flamengo, se recupera de lesão. Havia perdido a vaga na lista.

 

Philippe Coutinho (Liverpool-ING)

Intocável

Para mim, três nomes só podem ficar fora da lista em casos como esse, ou seja, de amistosos: Philippe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus. O cara do Liverpool joga muito.

 

Willian (Chelsea-ING)

Recuperado

Passado o luto da perda da mãe, voltou a ser um jogador importantíssimo para Antonio Conte na campanha do título inglês. Até que alguém prove o contrário, a reserva de Coutinho é dele.

 

Rodriguinho (Corinthians)

Se brincar, fica

Quem esperava ver Jadson nesta lista pode começar a se acostumar com Rodriguinho. É o dono do meio de campo do Corinthians. Merece demais ser observado de perto.

 

» ATACANTES

 

Diego Souza (Sport)

Tá ficando sério

No começo, achei que era só para o amistoso contra a Colômbia. Depois, virou opção para a ausência de Gabriel Jesus. Pelo jeito, conquistou Tite. Ótimo jogador. Na Seleção? A ver…

 

Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE)

Plantão médico

Tite ainda não conseguiu testá-lo de verdade. Como Neymar ganhou descanso, pintou uma chance. Desde que ele não se machuque (de novo) antes de se apresentar…

 

Gabriel Jesus (Manchester City-ING)

Glória, glória, aleluia

O artilheiro está de volta depois da lesão no pé. Vou repetir. Três nomes só ficam fora da convocação por contusão ou descanso. O xodó de Tite e de Pep Guardiola é um deles.

 

Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)

Sei não…

Tite morre de amores por ele. Trabalharam juntos no Inter. Compreensível. Acaba de ser campeão ucraniano pelo Shakhtar. Mas Lucas Moura fez sua melhor temporada no PSG. Acho que merecia um pouquinho mais do que Taison. Fez 19 gols em 36 jogos nesta temporada. Taison, 9 bolas na rede em 38 partidas no ano.