Santos O Santos desperdiçou a chance de ficar a sete pontos do líder Corinthians. Foto: Ivan Storti/Santos FC

É hora da resenha! 10 pitacos do fim de semana sobre futebol candango, brasileiro e internacional

Publicado em Esporte

1. Acho que o Tite não gostou, hein…
Tite morre de amores por Fágner e Cássio. Seus dois selecionáveis foram muito mal na derrota por 2 x 0 para o Bahia no domingo. O lateral-direito, que para mim não merece ser titular de Daniel Alves, falhou feio na saída de bola na Arena Fonte Nova. Cássio, cotado a suplente de Alisson e de Ederson no gol da Seleção Brasileira na Copa de 2018, não deveria ter abandonado as traves. Não minha opinião, não havia motivo para tamanho desespero. É inegável a queda de rendimento do Timão no segundo turno, mas essa é a hora de a frieza entrar em campo na caça ao hexacampeonato.

 

2. Carrasco do andar de cima
Impressionante o Vitória. Tirou pontos de Corinthians, Santos, Botafogo e Flamengo. Vágner Mancini fez um ótimo trabalho na Chapecoense. Repete o feito no rubro-negro baiano. Para escapar de vez do rebaixamento, o Vitória precisa voltar a ser forte no Barradão, onde até pouco tempo dava medo nos adversários. Quanto ao Peixe,  mais uma refugada na caça ao Corinthians. O Santos tinha tudo para reduzir a vantagem do líder a sete pontos. Tinha.

 

3. Imortal na caça ao Corinthians
Importantíssima a vitória de última hora do Grêmio sobre o Coritiba no Couto Pereira. Nesta quarta-feira, a equipe de Renato Gaúcho terá a chance de reduzir a vantagem do Corinthians a seis pontos no confronto direto com o Corinthians, em Itaquera. Em caso de triunfo, colocaria mais pressão do lado alvinegro faltando nove rodadas para o encerramento da Série A. Renato Gaúcho sabe que pode ser o jogo mais importante do ano antes do início das semifinais da Libertadores contra o Barcelona, do Equador.

 

4. Quanta boa vontade
Ok, tudo bem, o Palmeiras derrotou o Atlético-GO por 3  x 1 em Goiânia, mas daí a tanta gente enxergar progresso no time em relação ao fim da segunda era Cuca, acho muito exagero. Apesar de ter esboçado reação neste segundo turno, inclusive com vitória diante do Corinthians, em Itaquera, o rubro-negro é fraquíssimo. O Palmeiras venceria com ou seu revoluções táticas do interino Alberto Valentim. Sinceramente, eu não vi nada demais.

 

5. Sem vontade até pra bater pênalti
Numa boa, dá preguiça ver o time do Flamengo jogar. Que time sem alma, sem gana na vitória sobre a Chapecoense. Faltou vontade até para bater o pênalti com força naquela cobrança do Everton Ribeiro. Time que está em má fase tem que encher o pé com raiva em uma oportunidade daquela. Diego era dúvida, entrou em campo e foi decisivo. Belo gol, mas falta muito para ser o Diego do ano passado e do início da atual temporada. Só o Tite, mesmo, para premiá-lo com vaga na Seleção Brasileira neste momento.

 

6. Nenelândia
Escrevi em um post publicado no sábado. Dos 39 pontos do Vasco neste Brasileirão, 13 tiveram influência direta do camisa 10 Nenê com gols ou assistências. Resumindo: um terço dos pontos do time cruz-maltino estão na conta do veterano meia. Foi assim também na vitória sobre o Botafogo. Por sinal, nesta Série A, Nenê decidiu clássico contra o Fluminense no primeiro turno e diante do Glorioso no segundo. Portanto, te cuida, Flamengo!

 

7. Noves dentro
Foi a rodada dos camisas 9. Fred desencantou com a camisa do Atlético-MG no empate com o Sport. Lucas Pratto foi decisivo no triunfo do São Paulo sobre o Atlético-PR no sábado. Artilheiro isolado do Brasileirão, Henrique Dourado garantiu o triunfo sobre o Avaí, no Maracanã.

 

8. A chance de Alagoas
O técnico Flávio Araújo levou o Sampaio Corrêa ao título da Série D do Campeonato Brasileiro em 2012. Flávio Araújo está a um jogo de ser campeão da Série C à frente do CSA. No último sábado, o time alagoano derrotou o Fortaleza, no Castelão, por 2 x 1. A festa tem tudo para ser no Estádio Rei Pelé no fim de semana. Chance de título inédito não somente para o CSA, mas para o estado de Alagoas, que jamais conquistou um título no Brasileirão.

 

9. Glória, glória, aleluia!
Gabriel Jesus foi brilhante no massacre do Manchester City por 7 x 2 sobre o Stoke City no Campeonato Inglês. Impressionante como o menino se adaptou rapidamente ao competitivo e difícil futebol inglês. Jamais um brasileiro foi artilheiro da Premier League. Quem sabe o moleque quebrará o tabu nas próximas temporadas. Jesus é vice-artilheiro com seis gols, ao lado dos companheiros Agüero e Sterling. Lukaku, do United, lidera com sete bolas na rede.

 

10. Vá ver o Napoli, Cuca!
No fim do ano passado, Cuca disse que tiraria um ano sabático e não assumira clube nenhum. Um dos planos dele era fazer um intercâmbio com o técnico do Napoli, Maurizio Sarri. Em vez de assumir o Palmeiras, ele deveria ter arrumado as malas e se mandado para a Itália. O início do Napoli no Campeonato Italiano é encantador: oito vitórias em oito rodadas. A equipe tem 100% de aproveitamento. Ninguém tem campanha igual nas cinco principais ligas da Europa. Se não foi antes, Cuca, vá agora ver in loco o que esse Napoli de Maurizio Sarri tem.

 

11. Acréscimo…
Saiu a tabela da edição de 2018 do Campeonato Candango. Uma das novidades é que os jogos de todas as rodadas foram definidos por sorteio. Saiba mais detalhes na matéria do nosso repórter Pedro Henrique Gomes. Lamentavelmente, enquanto isso, tem time brigando no tapetão por causa de vaga para a Copa Verde do ano que vem.