Por que o desejo sexual aumenta durante o período fértil — e como lidar com isso

Publicado em Educação Sexual, Entrevista, Falando daquilo, Notícias, Sexo e saúde

Especialista explica como as mulheres podem lidar com essa fase do ciclo menstrual

Por Yasmin Rajab — O período fértil é a etapa do ciclo menstrual onde a mulher tem mais chances de engravidar. É nessa fase que ocorre a ovulação, ou seja, o momento em que um óvulo é liberado pelo ovário para ser fecundado. Por conta disso, o desejo sexual nas mulheres aumenta durante esse período.

Segundo o médico ginecologista Alexandre Silva e Silva, é natural que as mulheres sintam mais vontade sexual durante o período fértil. “A manutenção da existência de uma espécie, incluindo a nossa, depende diretamente da reprodução de seus indivíduos. Portanto o chamado período fértil é o período mais próximo da ovulação e com as maiores chances de se obter uma gravidez”, explica.

Alexandre conta que as mulheres não devem reprimir o desejo sexual durante essa fase. “Se o desejo sexual está presente, a mulher não deve reprimi-lo, deve buscar com o(a) parceiro(a) ou até mesmo sozinha, a melhor maneira de se realizar sexualmente”, ressalta.

No entanto, o especialista alerta para as maiores chances de engravidar durante o período fértil. Sendo assim, é necessário usar um método anticoncepcional, como os preservativos. Se a mulher usa DIU de cobre ou prata, os riscos de gravidez são muito pequenos.

Quando ocorre o período fértil?

Em um ciclo menstrual regular de 28 dias, a ovulação geralmente ocorre por volta do 14º dia, contando a partir do primeiro dia da última menstruação. De acordo com o médico ginecologista Alexandre Silva e Silva, é importante ressaltar que o ciclo de cada mulher pode variar.

“Sendo assim, o período fértil costuma ocorrer entre o 10º e o 17º dia do ciclo para a maioria das mulheres, considerando um ciclo de 28 dias. Para ciclos mais longos ou mais curtos, a ovulação pode ocorrer em momentos diferentes”, explica.

Durante o período fértil, há vários sinais que podem indicar que a mulher está ovulando, como: secreção vaginal, que fica com uma consistência semelhante à clara de ovo; ou dor ou desconforto em um dos lados do abdômen, conhecida como dor ovulatória.

Segundo o médico, para determinar o período fértil com mais precisão, as mulheres podem usar métodos como o calendário menstrual, a medição da temperatura basal ou kits de previsão de ovulação. “Essas ferramentas podem ajudar a identificar com maior exatidão o melhor momento para concepção ou para evitar a gravidez, dependendo dos objetivos individuais”, ressalta.