carteira trabalho Crédito: Tony Winton

Pela primeira vez, profissionais do sexo terão carteira de trabalho assinada em SP

Publicado em Notícias

Três profissionais do sexo de uma boate na cidade de Itapira, no interior de São Paulo, terão a carteira de trabalho assinada em um acordo inédito entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o estabelecimento.

Em junho, a boate foi alvo de uma fiscalização conjunta do MPT e do MTE realizada a partir de denúncia de trabalho com condições análogas à escravidão recebida pelo MPT.

Segundo o MPT, “não foram identificadas situações de exploração sexual, tráfico de pessoas e trabalho escravo” e que após verificação das condições de alojamento, alimentação e remuneração dos estabelecimentos, constatou que “as profissionais eram de fato empregadas que atuavam na informalidade”.

O proprietário da boate concordou em assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para registrar as mulheres, conforme a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO), na qual a atividade “profissional do sexo” é listada desde 2014.

O acordo também obriga a boate a não admitir a permanência de qualquer pessoa com menos de 18 anos no local.

De acordo com o MPT, essa é a primeira vez que uma fiscalização trabalhista conseguiu efetivar o vínculo empregatício de pessoas que atuam com prostituição.

“Acordos como esse minimizam a vulnerabilidade da profissão e permitem sua regularização, com acesso aos direitos trabalhistas”, afirmou a procuradora Andréa Tertuliano de Oliveira.