Brasileiros assistem pornô duas a três vezes por semana

Publicado em Pesquisas
Crédito: Reprodução/Freepik

Em média, os brasileiros começam a fazer sexo aos 18 anos e têm 10 parceiros ao longo da vida. É o que mostra o estudo International Sex Survey, feito entre 2021 e 2022, que envolveu 45 países e 82 mil pessoas. Desse total, 3.650 eram brasileiros, com idade média de 45 anos.

Entre os que responderam ao estudo, 64,3% se identificavam como homem, 34,3% como mulher, e 1,4% indicou outros gêneros.

Na amostra de brasileiros, quase 100% dos respondentes já se masturbaram ao menos uma vez na vida: de 2 a 3 vezes no mês a 2 a 3 vezes por semana.

Além disso, 81% dos entrevistados já fizeram sexo com um parceiro ou parceira casual. Dos que estão em um relacionamento sério, 44% estão satisfeitos sexualmente com o parceiro ou a parceira e transaram de 2 a 3 vezes no mês a 2 a 3 vezes por semana.

O estudo mostrou, ainda, que os participantes brasileiros assistiram pornografia, em média, de 2 a 3 vezes por semana nos últimos 12 meses.

Orientação sexual

O estudo também fez um levantamento em relação à orientação sexual dos entrevistados. Confira:

  • 66% se identificavam como heterossexual;
  • 13% como gay, lésbica ou homossexual;
  • 9% como bissexual;
  • 6% como heteroflexível (tem curiosidade por explorar esporadicamente a relação com alguém do mesmo sexo);
  • 3% como assexual ou não saber;
  • 2% como panssexual; e
  • 1% como homoflexível (tem curiosidade por explorar esporadicamente a relação com alguém do outro sexo).

Dados do IBGE

Em 2019, o IBGE fez o primeiro levantamento sobre homossexuais e bissexuais no Brasil. Segundo a pesquisa, 2,9 milhões de pessoas de 18 anos ou mais se declaram lésbicas, gays ou bissexuais.

Desses,  1,2%, ou 1,8 milhão, declararam-se homossexuais (tem atração por pessoas do mesmo sexo ou gênero); e 0,7%, ou 1,1 milhão, declararam-se bissexuais (tem atração por mais de um gênero ou sexo binário).

Já 1,1% da população, o que equivale a 1,7 milhão de pessoas, disse não saber responder à questão e 2,3%, ou 3,6 milhões, recusaram-se a responder.

Uma pequena parte, 0,1%, ou 100 mil entrevistados, disse se identificar com outras orientações. Quando perguntadas qual, a maioria respondeu se identificar como pansexual (pessoa cujo gênero e sexo não são fatores determinantes na atração) ou assexual (quem não tem atração sexual).