Dossiê: origem, história e curiosidade

Publicado em português

Parecia boato. Aqui e ali, falava-se em um tal dossiê. Estariam  coletando dados sobre funcionários antifascistas. Verdade? Mentira? O ministro da Justiça confirmou a informação, mas disse que não era dossiê, era relatório. No debate, pintou a curiosidade. Qual a origem de dossiê?

Francesinha

Dossiê veio do francês dossier. Quando nasceu, tinha conotação neutra. Significava série de documentos referentes a uma pessoa, ou a um assunto, ou a um processo. Com o tempo, virou palavrão. Tornou-se sinônimo de documentos usados como prova contra alguém. Valha-nos, Deus. Dá um meeeeeeeeedo.

Alto lá

O caso chegou ao STF. A relatora, ministra Cármen Lúcia, determinou a suspensão da coleta de dados. Pintou a oportunidade de uma diquinha de grafia. Por que suspensão se escreve com s? Porque deriva de verbos terminados em -ender.

Veja exemplos: suspender (suspensão), tender (tensão), apreender (apreensão, apreensivo, apreensível), compreender (compreensão, compreensível, compreensivo), pretender (pretensão, pretensioso), ascender (ascensão, ascensorista).