No DF, consumidores estão mais endividados que a média nacional, mas também são menos inadimplentes

Publicado em Sem categoria

Os moradores do Distrito Federal estão se endividando mais do que do que a média nacional. Em compensação, o percentual de inadimplentes é menos da metade do restante do Brasil. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) realizada pela Federação do Comércio do DF, em novembro de 2012, 85,9% dos entrevistados tinham dívidas, enquanto a taxa do país é de 59%.

Mas o alto endividamento no DF é contrastado pela baixa taxa de pessoas com contas em atraso e que declaram que não têm condições de quitar os débitos em aberto. Enquanto a média nacional de consumidores com dívidas atrasadas foi de 21% em novembro, na capital do país, o índice registrado foi de 9,5%. A tendência segue para aqueles que declaram não ter condições de pagar o que devem. No Brasil, a taxa é de 6,8% e o no DF, 0,8%.

Para o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, o cenário de alto endividamento e baixa inadimplência no DF deve-se ao fato de 22,15% dos trabalhadores serem funcionários públicos. “O que faz com que as pessoas não tenham medo de pegar crédito porque elas não temem o desemprego. Do lado das instituições bancárias, elas também estão seguras em liberar o crédito porque a chance de não receber é menor”, analisa.

Por causa da alta oferta de crédito no DF, 70,7% das famílias entrevistadas declararam ter de 11% a 50% da renda comprometida com dívidas. Sendo que 90,5% das dívidas são relativas a cartão de crédito e 21,7% ao cheque especial. Sendo que, muitas famílias acumulam as duas.