vacina_eixo Crédito: Breno Esaki/Agencia Saúde DF

Trabalhadores que atuam na vacinação dizem que estão no limite da exaustão

Publicado em Eixo Capital

 

No auge da pandemia do coronavírus no DF e no Brasil, a exaustão dos profissionais que atuam na linha de frente é nítida. Nesta semana, os trabalhadores que atuam na vacinação da população da capital mandaram um recado de que estão no limite. Eles escreveram uma carta ao governador Ibaneis Rocha (MDB) relatando que o esforço para manter o processo célere tem deixado os servidores em condições difíceis. No texto, eles pedem ao governador que haja mais planejamento e aviso prévio sobre a inclusão de novas faixas etárias. Segundo uma fonte da Saúde de dentro do GDF, foi um “pedido de socorro”.

Oportunidade

Enquanto esteve à frente da secretaria de Segurança Pública do DF, o hoje ministro da Justiça, Anderson Torres, foi um crítico ferrenho da decisão de manter no presídio da capital federal lideranças de grandes organizações criminosas, como o PCC. Ele e o governador Ibaneis Rocha (MDB) não pouparam o chefe da pasta nacional à época, o então ministro Sérgio Moro. Agora, no comando do ministério, Torres pode ter a oportunidade de corrigir a situação.

Desafio duplo

Ao assumir uma das principais pastas do governo federal, a deputada federal licenciada Flávia Arruda (PL-DF) assume um desafio duplo. Por um lado, será responsável pela articulação em uma gestão conturbada e em sérias dificuldades em meio à mais grave crise dos últimos anos. Por outro, terá de se manter ligada ao eleitorado local, a quem nem sempre importará as pautas mais gerais, para garantir sucesso nas eleições de 2022. O desejo da ministra, até então, era disputar a vaga do Senado.

Só papos

“A falta de verdade e liderança leva o DF à insegurança jurídica. Apenas um pacto com verdade e decisões baseadas em evidências poderão superar a crise gerada pela pandemia”
Leandro Grass (Rede), deputado distrital

“Desde o início da pandemia, o governador Ibaneis vem adotando medidas de segurança com muita responsabilidade”
Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), deputado federal

 

Frente

A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) começou as movimentações para se contrapor a Ibaneis em 2022. Ela declarou a seguidores: “Brasília está sofrendo um desgoverno. Vou trabalhar para unir as forças políticas que queiram resgatar nossa cidade dessa situação”. A parlamentar negou que haja um acordo para que ela apoie o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) para o GDF. O marido dela, Luis Felipe Belmonte, é suplente do tucano.

Fiscalização

A frente de acompanhamento da pandemia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios completou um ano nesta semana. O grupo esteve a par da fiscalização e acompanhou as principais medidas do governo durante a crise sanitária. O MPDFT foi responsável também pela operação que culminou, no ano passado, com a prisão da cúpula da Saúde por suspeitas de irregularidades na compra de testes rápidos.

Ditadura nunca mais

A celebração do golpe de 1964 por parte de integrantes do governo federal, como o vice-presidente Hamilton Mourão, é um desserviço para o país e uma distorção da história. Um dos períodos mais tenebrosos do Brasil, com tortura, mortes e autoritarismo, jamais poderia ser lembrado com louvor, para que não se corra o risco de que isso se repita.