Robson Cândido Investigação revela influência de Robson Cândido no Metrô-DF | Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press

Robson Cândido usou o Metrô-DF para dar emprego com salário de R$ 13 mil à mulher que namorava

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, Notícias

Um detalhe da Operação Vigia, deflagrada sábado com cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão preventiva do ex-diretor-geral da Polícia Civil do DF, Robson Cândido. A apuração dos promotores do Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (NCAP) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) revelou uma influência do ex-delegado-geral no Metrô-DF.

Ele conseguiu um emprego com salário de R$ 13,2 mil para uma jovem de 25 anos e, quando ela não quis mais prosseguir no relacionamento, recebeu um aviso para que procurasse o RH para o exame demissionário. A mulher reagiu, disse a Robson que revelaria publicamente a perseguição que sofria com o fim do namoro e, no mesmo dia, a demissão foi revista.

Advogado dos delegados poderá ser pago pelo sindicato

O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do DF (Sindepo) aprovou ontem uma deliberação de que a entidade deverá arcar com as despesas para a defesa de Robson Cândido e do delegado Thiago Peralva, também investigado e alvo da Operação Vigia. Segundo a entidade, esse custo com advogados para ajudar os delegados sindicalizados está previsto no estatuto do Sindepo.

—————–

GDF e MinC vão firmar acordo para reforma e gestão compartilhada do Teatro Nacional

Acordo de cooperação técnica entre o GDF e o Ministério da Cultura está em vias de ser finalizado para a reforma e o restauro do Teatro Nacional na parte que ainda não está tratada, a Sala Villa Lobos. A ideia é fazer também uma gestão compartilhada. Quem antecipou a informação foi o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Cláudio Abrantes, durante cerimônia de tributo a Ruy Barbosa e celebração do Dia Nacional da Cultura, promovida ontem com organização da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da OAB/DF. “A gente espera, em breve, divulgar os termos e, inclusive, com o cronograma de atividades e de ações para a reconstrução, reforma e restauro do Teatro Nacional”, disse Cláudio Abrantes. A presidente da Comissão de Cultura, Veranne Magalhães, afirmou que esse foi o grande presente de um dia histórico para a Ordem do DF, ao receber autoridades e promover inédita programação cultural com o espetáculo Carmim canta Lamartine, concebido e conduzido pelo artista Roger Mello.

—————–

Alegria e lições de técnico para técnico

O fim de semana foi duro para a segurança pública com a prisão do ex-diretor-geral da Polícia Civil Robson Cândido e o afastamento do delegado Thiago Peralva, que passará a usar tornozeleira eletrônica. Os dois são acusados de usar a estrutura da corporação para stalkear uma ex-namorada de Robson. Mas pelo menos o titular da pasta, Sandro Avelar, teve uma alegria inédita: o Fluminense, seu time do coração, derrotou o Boca Juniors no Maracanã e levou o título da Libertadores. Sandro, por pouco, não acertou o placar. Ele apostou em 3 x 1. Deu até para celebrar a vitória com o técnico do Flu e da Seleção Brasileira, Fernando Diniz, e agradecer pelo jogão. “Grande Diniz, obrigado pelo título que não viria sem você, mas obrigado sobretudo pelo exemplo de trabalho, fé e perseverança que vai muito além do futebol”, disse Sandro.

—————–

Nova parceria do BRB: Fórmula 1

O fim de semana também foi de esporte para o governador Ibaneis Rocha (MDB), que esteve no GP de São Paulo, em Interlagos, com a primeira-dama, Mayara Noronha. O líder do governo na Câmara Legislativa, Robério Negreiros (PSD), também estava lá. Depois do patrocínio ao Flamengo, o BRB entrou no circuito de Fórmula 1, numa parceria com os pilotos da BMW Alpine, que estamparam a marca do banco público do DF nos carros e nos capacetes. Os pilotos da escuderia, os franceses Pierre Gasly e Esteban Ocon, chegaram, respectivamente, em sétimo e décimo lugares, na corrida que teve o holandês Max Verstappen, já tricampeão, no pódio.

—————–

Debate com Ives Gandra

O Lide recebe, nesta quinta-feira, o ministro Ives Gandra Martins Filho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), para falar sobre segurança jurídica nas relações trabalhistas. O anfitrião do almoço-debate, empresário Paulo Octávio, esteve pessoalmente com o ex-presidente do TST na semana passada para convidá-lo. Estava acompanhado da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), autora de uma homenagem para o jurista na Câmara Legislativa. Ives Gandra vai receber o título de Cidadão Honorário de Brasília, pela carreira como jurista, professor e magistrado. A solenidade será um dia depois do almoço do Lide.

—————–

Título em dobro

No mesmo dia, a Câmara Legislativa do DF vai prestar duas homenagens. A pedido da deputada Paula Belmonte (Cidadania), além da condecoração a Ives Gandra Martins Filho, os distritais vão conceder o título Post Mortem ao DJ Jamaika (Jefferson da Silva Alves), no encerramento da semana dedicada ao Hip Hop, proposta pelo deputado Max Maciel (PSol). Entre outros feitos, o artista da Ceilândia popularizou o movimento cultural no DF.