Crédito: Andre Violatti/Esp.CB/D.A.

Relatório da CPI dos Transportes pede cassação da carteira de advogado investigado na Lava-Jato

Publicado em Sem categoria

Bruno Lima

O parecer do relator da CPI dos Transportes, Raimundo Ribeiro (PPS), pede que a carteira de advogado de Sacha Reck seja cassada. Além de ter sido denunciado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Reck também é investigado pela Operação Lava-Jato por envolvimento em esquema de desvio de recursos do Ministério do Planejamento, que pode ter causado prejuízo de R$ 52 milhões aos cofres públicos.

No relatório, Ribeiro recomenda que seja encaminhada à seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná representação para a instauração de processo ético e disciplinar contra Reck. Em março deste ano, o advogado paranaense foi denunciado pela 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social pela sua atuação na comissão de licitação que mudou a configuração do transporte público do DF, em 2011. O escritório de Reck representava empresas de ônibus ao mesmo tempo em que ele prestou consultoria ao GDF na elaboração do edital da concorrência pública. A suspeita é de direcionamento no processo para eliminar outras interessadas.

Em outubro do ano passado, o advogado prestou depoimento à CPI dos Transportes da Câmara Legislativa e negou favorecimento a empresas.

Sacha Breckenfeld Reck é especialista em legislação da área de transporte público e bacharel em direito pela Universidade Federal do Paraná. Ele participou de licitações de sistemas de ônibus de várias cidades brasileiras, onde também foi questionado judicialmente pelas autoridades locais.

Em agosto do ano passado, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão no escritório de Reck durante diligências da 18ª fase da Operação Lava-Jato.