coronavírus
coronavírus Crédito: AFP coronavírus

Covid-19: 80% dos pacientes infectados no DF estão recuperados

Publicado em Eixo Capital
Eixo Capital – Alexandre de Paula

O percentual de pessoas que se recuperaram da covid-19 no Distrito Federal está acima da média nacional. Até o fim da semana, 80,8% (54.402) dos contaminados na capital tinham conseguido vencer a doença. No Brasil, a média dos que superaram a covid-19 é de 59,3% (1.054.043). Na avaliação dos técnicos do Executivo local, o DF está no pico da pandemia e o total de mortos e infectados deve cair daqui para frente. Especialistas, entretanto, alertam que a queda do distanciamento social e a retomada de atividades podem fazer com que, ainda assim, os casos e os óbitos continuem — ou voltem posteriormente, a crescer.

Nova investida

O GDF concentra forças de fiscalização contra a covid-19 em Ceilândia, Sol Nascente e Pôr do Sol. A situação nessas cidades é mais séria e não foi controlada mesmo com medidas similares adotadas nos meses anteriores. Atualmente, o comércio dessas áreas está fechado por determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB) e não há previsão para que a liberação ocorra. Na avaliação do Executivo, a população não seguiu recomendações, como evitar aglomerações, usar máscara e álcool em gel, o que fez com que a situação se tornasse mais grave.

Refis

A ideia de aprovar ainda este ano um programa de refinanciamento de dívidas com o GDF não morreu na Câmara Legislativa. Distritais que votaram contra a proposta do Executivo, como Eduardo Pedrosa (PTC), articulam e buscam apoio de empresários para tentar construir um novo texto para avaliação da Casa. Entretanto, do lado do GDF, pelo menos por enquanto, a ideia está descartada. O próprio Ibaneis já declarou que não trabalhará para que a medida seja reencaminhada aos deputados.

Debates

Uma iniciativa nova da Câmara Legislativa coloca dois deputados frente a frente, on-line, para discutir temas importantes do Distrito Federal. Os dois primeiros debates foram sobre a crise econômica da capital federal e a retomada das atividades comerciais. O programa, batizado de Live CLDF, pode ser assistido ao vivo, a divulgação é feita no site da Casa, ou posteriormente no canal da Câmara no YouTube.

Mandou bem

O número de pessoas recuperadas pela covid-19 no Distrito Federal que se voluntariaram a participar do estudo da UnB que testa o uso do plasma de quem venceu a doença para o tratamento de pacientes em estágio moderado superou o esperado pelos pesquisadores e foi maior até do que a capacidade atual da análise.

Mandou mal

Nas redes sociais, alguns dos autores da ação popular que suspendeu por cerca de um dia o decreto que permitia abertura de academias e salões de beleza foram ameaçados. As manifestações lamentáveis foram carregadas de ofensas e de discurso de ódio. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Parceria

A Secretaria de Saúde e o Conselho Regional de Educação Física estudam parceria para que profissionais da área atuem na atenção primária da rede pública. As conversas começaram nesta semana e o projeto deve ser fechado na próxima. A intenção é de que, inicialmente, a iniciativa seja adotada em regiões onde a situação do coronavírus está mais grave, como Ceilândia.

Nacional

O Distrito Federal manteve lugar e influência na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI-DF), Eduardo Aroeira Almeida, tomará posse amanhã como vice-presidente da CBIC. Em tempos de pandemia, o setor é visto por economistas como uma das áreas que poderá ser fundamental para retomada na capital federal depois da covid-19.

Siga o dinheiro

R$ 2.264.808: O total gasto em maio com pagamento pelo GDF do benefício Renda Emergencial, de R$ 408 por pessoa. O auxílio é voltado para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade que não contam com outros apoios governamentais.

Só papos

“Bolsonaro testou positivo para covid-19. Agora onde estão os falastrões da mídia que diziam que ele estava infectado e escondeu os resultados dos primeiros exames?”
Alberto Fraga (DEM), ex-deputado federal pelo DF

“O descrédito do Bolsonaro permite suspeitar que sua doença foi combinada com o ministério do Meio Ambiente para facilitar a passagem da boiada e esconder o genocídio dos povos indígenas?”
Cristovam Buarque (Cidadania), ex-governador do DF