Operação apura ameaça de advogado a envolvido em fraude do DFTrans

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

Em desdobramento da Operação Trickster que apura fraude no sistema de bilhetagem automática do DFTrans, a Polícia Civil do DF e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagraram nesta manhã (15/06) a Operação Coertio, com cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão.

A investigação mira dois alvos: o advogado Rodrigo Duque Dutra e o empresário Renato Itajahy Malcotti. Segundo apuração dos policiais da Coordenação de Combate ao Crime Organizado, aos crimes contra a Administração Pública e aos crimes contra a  Ordem Tributária (CECOR), um dos investigados na Operação Trickster recebeu, em 19 de março, uma ameaça do advogado Rodrigo Duque Dutra durante visita na carceragem da Polícia Civil.

O advogado teria coagido o investigado a não deletar o esquema de fraudes do qual fazia parte.  O objetivo seria proteger Malcotti, de acordo com as evidências que surgiram ao longo da investigação. O suposto crime ocorreu quatro dias depois da deflagração da Operação Trickster, quando 40 mandados de prisão temporária e de busca e apreensão foram cumpridos.

Malcotti tem o mesmo nome do pai, denunciado como um dos operadores do esquema de corrupção apontado na Operação Caixa de Pandora.

Nesta operação, tanto o advogado quanto o outro envolvido estão sendo investigados pelo crime previsto no artigo 344, do Código Penal, coação no curso do processo.

As medidas estão sendo cumpridas na casa dos envolvidos, no escritório de advocacia e em um escritório de trabalho.

Autorizada pela 3ª Vara Criminal de Brasília, a Operação Coertio está sob a responsabilidade da Divisão de Repressão à Corrupção e aos Crimes contra a Administração Pública (Dicap) da CECOR e da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social (PRODEP) do Ministério Público do DF.