Robério Negreiros
Robério Negreiros Crédito: Minervino Junior/CB/D.A Pres Robério Negreiros

Notícia-crime contra Robério é arquivada

Publicado em CB.Poder

 

O deputado Robério Negreiros (PSD) vai chegar à campanha para novo mandato livre da suspeita de ter sido beneficiado indevidamente pela Odebrecht em sua campanha.

A pedido do procurador regional da República Alexandre Camanho, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região arquivou notícia de fato encaminhada pela Procuradoria-geral da República com base em depoimento do delator Cláudio Melo Filho, ex-executivo da Odebrecht, sobre doação de R$ 50 mil para a campanha do distrital feita pela Braskem, empresa do grupo Odebrecht.

Camanho ressaltou que os recursos foram contabilizados e não há como se falar em crimes. O caso foi arquivado também pelo Tribunal de Justiça do DF. Na última sexta-feira, saiu a última decisão, do corregedor eleitoral, desembargador Waldir Leoncio, também com base em parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Escapou da panela de pressão

Eleito pelo PMDB, Robério Negreiros escapou também de possivelmente ser alvo de uma investigação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) por prevaricação na CPI dos Transportes realizada pela Câmara Legislativa em 2015.

O distrital não cedeu à pressão do presidente do partido, Tadeu Filippelli, para integrar a comissão que apurou irregularidades na licitação para o sistema de transporte público do DF. Foi ali que a relação de Robério e Filippelli começou a estremecer, até que o distrital deixou o partido.

O deputado Rafael Prudente (PMDB) assumiu a vaga na CPI e se tornou alvo de uma investigação sobre suposto favorecimento a Filippelli nos trabalhos da comissão.