Na pauta, projetos para as eleições do DF em 2026

Publicado em Coluna Brasília-DF

Por Ana Maria Campos — Lideranças políticas têm conversado com o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr, sobre a possibilidade de ingressar na vida pública. Com uma gestão bem avaliada e querido na advocacia, Délio pode ser um nome técnico e forte para renovar o quadro político do DF. À coluna, Délio disse que “seu compromisso é com a advocacia que o elegeu e que projetos futuros serão eventualmente avaliados no tempo certo.” Mas é certo que depois da eleição na sua sucessão, no fim do ano, ele estará livre para novos planos. Terá todo o ano de 2025 para avaliar uma candidatura em 2026.

Cidadã baiana

Depois do casamento com o banqueiro Augusto Lima, a ex-deputada e ex-ministra do governo Bolsonaro Flávia Peres está mais distante da política do Distrito Federal. Ela era super bem cotada para se eleger senadora em 2022, ainda com o sobrenome Arruda, mas acabou perdendo a eleição para Damares Alves (Republicanos) que ficou com a vaga. Agora Flávia está vivendo entre São Paulo, onde o marido trabalha, Salvador, onde preside o Instituto Terra Firme, de assistência social, e Brasília, onde vivem as duas filhas. Políticos do DF apostam que Flávia ficará sem clima para fazer campanha em Brasília e pode optar por se candidatar na Bahia, terra de Augusto Lima. Ela já é cidadã baiana, título que recebeu no ano passado, concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia.

Dando o sangue

A Câmara Legislativa vai promover uma campanha de doação de sangue a ser realizada em 8 e 9 de fevereiro, pouco antes do carnaval. As unidades da Casa serão chamadas a participar. A iniciativa é do deputado distrital Daniel de Castro (PP), primeiro secretário da Casa.

DF lidera ranking da dengue

O Distrito Federal lidera a incidência de casos de dengue, segundo dados do Ministério da Saúde. São 551,7 por cem mil habitantes, mais do que o dobro do estado que aparece em segundo lugar, o Acre, com 212,5. O terceiro colocado é Minas Gerais, com 166,5.

Troca de gentilezas

Nesta quinta-feira, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, assistiu o espetáculo “Eu de você”, com Denise Fraga, em cartaz até 28 de janeiro na Caixa Cultural Brasília. Ela ganhou um abraço da atriz, que recebe o público circulando pelo teatro antes de subir ao palco. Durante o gesto, as duas foram aplaudidas pela plateia, que lotava a casa. Ao final, Margareth desceu ao camarim para elogiar a potência de Denise em cena e contar sobre os desafios que vem enfrentando à frente da pasta depois do desmonte de várias áreas do setor, segundo a ministra, feito pelo governo anterior. Ontem, foi a vez de Denise retribuir a gentileza ao ser recebida pela ministra em seu gabinete na Esplanada dos Ministérios.

PSD Mulher DF inicia série “Diálogos”

O PSD-DF inicia o ano com o primeiro de uma série de eventos para debater e incentivar políticas públicas em favor das mulheres. Os temas serão voltados para o enfrentamento à violência contra a mulher – incluindo um olhar preventivo e inclusivo –, a divulgação das redes de apoio existentes nos equipamentos públicos e o empoderamento econômico. O primeiro “Diálogos PSD Mulher” será hoje, das 9h às 11h, no Salão Brooklin do Manhattan Plaza Hotel. Estarão presentes a subsecretária de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres, da Secretaria de Estado da Mulher do DF, Maíra Castro; a delegada-adjunta da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Simone Ferreira de Alencar; e a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura do DF e presidente da Câmara de Mulheres Empreendedoras, Empresárias e Gestoras de Negócios da Fecomércio, Beatriz Guimarães. O evento é aberto ao público em geral e será no formato de talkshow, com a mediação da jornalista Márcia Witczak.

Autonomia financeira

O primeiro “Diálogos PSD Mulher” contará ainda com o depoimento da advogada criminalista Maura Mariano, que foi vítima de uma tentativa de feminicídio. Ao final do talkshow, os participantes receberão uma cartilha que ensina como a mulher pode identificar sinais de que a violência está começando a se fazer presente, além de endereços e telefones de onde é possível encontrar apoio e proteção. Durante o ano de 2024, o “Diálogos PSD Mulher DF” também debaterá pautas que envolvem a autonomia financeira da mulher e o empreendedorismo feminino; a ampliação do acesso a creches e ao sistema de educação; o fortalecimento dos equipamentos de segurança pública e o aumento da participação feminina na política. Para a idealizadora do projeto, a presidente do PSD Mulher no DF, Deborah Carvalhido, “o aumento da violência feminina no Distrito Federal nos alerta sobre a urgência de unirmos nossas vozes e nossas mãos para a construção de um futuro mais seguro, respeitoso e com oportunidades para todas as mulheres. Não apenas curar as feridas, mas evitar que elas sejam abertas”.

Só Papos

“Está claro que mais essa operação da PF de hoje (ontem) contra o deputado Alexandre Ramagem é uma perseguição por causa do Bolsonaro. Esse negócio de ficar entrando nos gabinetes é uma falta de autoridade do Congresso Nacional. Rodrigo Pacheco deveria reagir e tomar providências. Isso é pura perseguição e pode acabar elegendo o Ramagem com mais facilidade no Rio de Janeiro” — Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL

“O fim do sigilo da investigação da Polícia Federal sobre a ABIN deixa escancarado as práticas criminosas alimentadas pelo inelegível, Bolsonaro construiu uma ABIN paralela para defender seus interesses e de seus aliados, um ato criminoso e que não se viu nem durante a ditadura”Deputado distrital Gabriel Magno (PT)