Odilon Aires
Odilon Aires Crédito: Elio Rizzo/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Odilon Aires

Morre Odilon Aires, ex-deputado distrital e um dos fundadores do MDB

Publicado em CB.Poder

DARCIANNE DIOGO

Morreu, na tarde deste sábado (03/10), o ex-deputado distrital Odilon Aires, 69 anos, em decorrência de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa. O economista estava internado desde 28 de setembro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Santa Lúcia.

 

Natural de Ponte Alta do Bom Jesus (TO), Odilon mudou-se para Brasília em 1975 e, desde então, começou a fazer carreira na capital federal.

 

Graduado em economia, ele trabalhou como analista de finanças e controle do Ministério da Fazenda. Entrou para a Câmara Legislativa e foi suplente na primeira legislatura, quando substituiu o então deputado José Ornellas. Na Casa, ele foi eleito por mais três mandatos, de 1995 a 2006.

 

O ex-deputado Odilon Aires teve a vida dedicada à política. Foi presidente regional do PMDB, hoje MDB, lutou pela autonomia política do DF e exerceu cargos no governo de Joaquim Roriz. Foi secretário de Assuntos Fundiários e administrador do Cruzeiro.

 

Foi um dos fundadores da Associação dos Moradores e Inquilinos do Cruzeiro e sempre teve vínculo com a cidade. Uma de suas leis autoriza a colocação de grades nas casas do Cruzeiro Velho e cercamento de blocos do Cruzeiro Novo, Sobradinho, Taguatinga, Ceilândia, Gama, Planaltina, Samambaia e Guará.

 

Para o deputado federal Tadeu Filippelli, o ex-distrital é um símbolo da política em Brasília. “Ele fundou o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e iniciou a vida política de Brasília antes do reconhecimento da capital como centro político”, descreveu Filippelli.

“Foi a pessoa mais partidária que conheci, nunca se afastou do próprio partido e lutou constantemente pelo seu crescimento”, definiu o atual presidente do MDB-DF.

 

Doença

O ex-distrital foi diagnosticado com ELA no final de 2014, quando começou a sentir dificuldades, como abotoar a camisa e apertar o desodorante, como conta o filho Gustavo Aires, atual administrador de Samambaia. “Na segunda-feira (28), ele passou mal começou a sentir febre. Os médicos fizeram o possível”, disse.

 

Após alguns exames realizados ainda na segunda-feira, a equipe médica constatou uma infecção generalizada e sangramento no cerebelo do paciente. “Pouco tempo depois, veio a paralisia dos rins. Os médicos tentaram sedação, medicação, mas não foi o suficiente para ele resistir”, destaca o filho.

Segundo ele, a família já havia sido avisada e orientada pelos profissionais de saúde sobre o quadro gravíssimo do economista.

Para Gustavo Aires, o pai deixa a lembrança de uma pessoa esforçada e dedicada. “Desde pequeno, o via sempre trabalhando, sempre querendo fazer o bem ao próximo. Noites e noites ele se dedicava para estar à disposição das pessoas. Até hoje, tenho um quadro em que ele escreveu uma frase dizendo que iria vencer na vida e trabalhar em prol da comunidade”, finalizou.

 

Odilon deixa a mulher, dois filhos e duas netas.

 

O sepultamento de Odilon Aires ocorrerá neste domingo (4/10), às 16h, no Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul. O velório começa às 14h na capela 5.

Presença marcante

O governador Ibaneis Rocha divulgou nota de pesar:

Foi com enorme pesar que recebi a notícia no falecimento de Odilon Aires, meu companheiro de partido e um dos mais ativos líderes na luta pela emancipação política do Distrito Federal.

Odilon teve atuação destacada por onde passou, deixando seu nome marcado na história política de nossa capital.

Teve também presença marcante no MDB, ajudando a construir o partido no DF e como membro da Executiva Nacional, mantendo-se fiel até sua morte. Que Deus console seus familiares nesta hora tão difícil”

Ibaneis Rocha
Governador do Distrito Federal