827014-28094988 Renato Alves/Agencia Brasília

Ibaneis encontra Cappelli e deixa para trás rusgas passadas

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital

Por Ana Maria Campos – O governador Ibaneis Rocha (MDB) desfez ontem um certo clima de constrangimento que poderia haver com o interventor da segurança pública do DF designado após o 8 de janeiro, Ricardo Cappelli. O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi agraciado ontem com a Medalha Tiradentes. Foi um cumprimento sem jeito, mas cordial. Melhor foi a reaproximação de Ibaneis com o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF). Os dois trocaram farpas nas últimas campanhas eleitorais, mas a empatia retornou quando Fraga passou a defender a volta do governador quando esteve afastado por decisão do STF. Ontem, os dois ficaram no maior papo durante o evento coordenado pela Polícia Militar do DF.

Novo desembargador

Nomeado pelo presidente Lula, o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Maurício Miranda vai integrar uma das turmas cíveis. Ele ficou conhecido pelo destacado trabalho como promotor do júri de Brasília e chega agora ao Judiciário com reconhecimento da comunidade jurídica.

Damares vai representar DF na CPI do 8 de janeiro

Os atos antidemocráticos de ataque à Praça dos Três Poderes tiveram como palco a área central de Brasília, mas apenas uma parlamentar do Distrito Federal está escalada para participar da CPMI do 8 de janeiro no Congresso. É a senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Estava prevista inicialmente a participação do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), mas o espaço do partido ficou com o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que foi do Ministério Público. Por ser líder de partido, o PSDB, Izalci não pode ser titular. Ficou como primeiro suplente.

Dupla comemoração

Em viagem à Flórida, a vice-governadora Celina Leão (PP) celebrou ontem o aniversário e a formatura da filha, Bruna Leão, em mestrado na área de direito. Celina chega domingo a Brasília.

Debate sobre tarifa zero

A Rede Urbanidade promove hoje debate sobre tarifa zero na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A iniciativa tem por objetivo discutir os modelos econômicos e financeiros de financiamento para a implementação da tarifa zero no transporte público coletivo. Na programação, especialistas e estudiosos discutirão as possibilidades e os desafios dessa política pública que já é uma realidade em 70 cidades brasileiras. O debate terá participação da promotora de justiça Lenna Daher, coordenadora da Subcomissão de Transporte Coletivo da Rede Urbanidade, do deputado distrital Max Maciel (PSol), presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara Legislativa, e do economista Wesley Ferro Nogueira, secretário-executivo do Instituto MDT (Movimento pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade).