Governo brasileiro vai facilitar o transporte de pets de repatriados de Israel

Publicado em CB.Poder

Da coluna Eixo Capital/ANA MARIA CAMPOS

Ninguém fica para trás. Esse é o espírito do governo brasileiro na busca de brasileiros que pediram ajuda para deixar a zona de conflito em Israel para retornar ao país.

 

Após consulta ao Ministério das Relações Exteriores, o Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima confirmou que a Força Aérea Brasileira (FAB) está coordenando a repatriação dos brasileiros, incluindo seus animais de estimação.

 

Até o momento, o único caso concreto que chegou até o governo brasileiro já está sendo devidamente tratado. Um homem e seu cachorro. Os detalhes são mantidos em sigilo até o desembarque no Brasil.

 

Para agilizar o embarque, o Ministério da Agricultura dispensará  a apresentação de Certificado Veterinário Internacional (CVI) emitido ou endossado pelas autoridades dos países de origem desses animais, além do atestado de vacinação ou qualquer outra certificação sanitária no momento do ingresso no país, para os repatriados e estrangeiros refugiados de Israel.

 

Atualmente, quase duas mil pessoas aguardam embarque de volta ao Brasil.

 

“Esclarecemos que, neste momento, nenhum cachorro ou gato será impedido de entrar no Brasil por falta de documentação. Entendemos a situação e os médicos veterinários atuantes no Viagro acompanharão os casos para liberação de entrada no país”, reforça o diretor do departamento de Serviços Técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária, José Luis Vargas.

 

Foto: Carlos Eduardo Ibarra/CB/D.A. Press