02/09/2021 Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Politica. Governador Ibaneis Rocha. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press

GDF reage a críticas: “Momento de união para fazer frente à nova crise endêmica”

Publicado em CB.Poder

Por Ana Maria Campos — “Preocupação é sentimento de responsabilidade em relação ao cuidado com o outro. É diferente de ineficiência e descaso, que ganham característica política com viés eleitoreiro em um momento de necessária união de todos para fazer frente a uma nova crise endêmica”. É o que afirma em nota a Secretaria de Comunicação do DF a respeito da carta aberta assinada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) e diversas entidades de saúde, como o Sindicato dos Médicos, a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, a Associação Médica de Brasília, a Sociedade de Infectologia do Distrito Federal e a Comissão de Saúde da OAB-DF, entre outros.

Esses grupos criticam a gestão da epidemia de dengue e pedem medidas urgentes para reduzir os casos de contaminação e morte no DF.

Dengue: “assassino oportunista”

A Secretaria de Comunicação afirma que a posição refletida em nota assinada por entidades da área de saúde, de preocupação com os casos de morte por dengue no DF, em nada difere da adotada pelo Governo do Distrito Federal. “Ineficiência pressupõe inutilidade, ineficácia, enquanto o descaso nos remete ao comportamento de quem não se importa, que age com indiferença.

As ações do GDF têm sido reconhecidas, dentro e fora de seu território, como exemplos a serem seguidos: não subnotificando casos, ampliando a rede de atendimento, adotando medidas profiláticas, alertando, orientando, e, mais recentemente, buscando junto aos planos de saúde o compromisso de cobertura dos casos que precisam de internação”, afirma o GDF na nota enviada à coluna.

E acrescenta: “Na soma de tudo, um esforço de mãos dadas com uma população que, neste momento, confia na união de todos para vencer esse assassino oportunista”.

——

Rollemberg discute transição energética em Berlim

Secretário de Economia Verde, Descarbonização e Biondústria do MDIC, Rodrigo Rollemberg está em Berlim para participar do 10º Diálogo sobre Transição Energética de Berlim (BETD), que tem início hoje. Trata-se do maior evento internacional sobre energia organizado anualmente pelo governo alemão, voltado para a discussão de estratégias governamentais relacionadas com a transição energética. O foco, neste ano, é a América Latina. Aproveitando a viagem, Rollemberg participou, ontem, de um evento promovido pela Embaixada do Brasil em Berlim. O seminário teve como tema “Diversificando as principais cadeias de valor em direção à economia de baixo carbono: oportunidades para parcerias entre Brasil e Alemanha” e reuniu representantes de vários setores dos dois países. Durante a abertura, ele afirmou que o Brasil é um parceiro importante para a descarbonização do planeta.

——

Medalha para o Sarah, Clube do Choro e autoridades

O Clube do Choro e a Rede Sarah serão agraciados com a medalha da Ordem do Mérito do Judiciário do Distrito Federal e Territórios no grau insígnia, para pessoas jurídicas que se destacam na capital do país. A honraria será concedida em abril.

Entre as autoridades homenageadas estão os presidentes do STF, Luis Roberto Barroso; do Senado, Rodrigo Pacheco; do TSE, Alexandre de Moraes; e da Câmara, Arthur Lira. Também receberão a honraria o procurador-geral da República, Paulo Gonet; a ministra do STJ Daniela Teixeira; a ministra-substituta do TSE Vera Lúcia Santana de Araújo; o presidente da OAB, Beto Simonetti; o presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz, entre outros. O evento será realizado nesta sexta-feira.

——

TCDF promove Ouvidoria Day

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) recebe hoje autoridades e representantes das ouvidorias de diversos órgãos públicos do Distrito Federal — como a Controladoria-Geral do DF e a Secretaria de Educação — para debater o papel desse canal de comunicação com a sociedade como ferramenta de transparência e combate à corrupção. Entre os palestrantes estão: a ouvidora-geral do Distrito Federal, Cecília Souza Fonseca; a secretária de Ouvidoria e Segurança da Informação do Tribunal de Contas da União (TCU), Mônica Cotrim Chaves, e o procurador-geral do Ministério Público junto ao TCDF (MP/TCDF), Demóstenes Tres Albuquerque. Pelo TCDF, o conselheiro-Ouvidor, Paulo Tadeu, e a ouvidora Juliane Azevedo vão falar sobre a contribuição das ouvidorias para a atuação do controle externo.

——

Lei cria Fundo Distrital de Transporte

Promulgada pela Câmara Legislativa, a Lei 7.467/2024 cria o Fundo Distrital de Transporte Público e Mobilidade Urbana (FDTPMU). Arrecadados por origens diversas, os recursos do fundo serão destinados para planejamentos, estudos, insumos e subsidiar programas como a tarifa zero e a construção de faixas exclusivas, de paradas e terminais de ônibus. “De forma escalonada, teremos um transporte mais efetivo, e, quem sabe, até estar com a tarifa zero, levando em consideração que a gente já paga, com impostos da população, 72% do serviço de mobilidade urbana no DF”, explica o deputado distrital Max Maciel (PSol), autor da lei.

——

Habitação no Lide

O governador Ibaneis Rocha confirmou presença hoje no almoço do Lide com o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira. O tema do evento, organizado pelo empresário Paulo Octávio, é habitação.

——

Só Papos

“Adivinha quem pegou o recurso de Bolsonaro no STF? Flávio Dino! Não tem pra onde Bolsonaro correr! Sem anistia!”
Deputado Lindbergh Farias (PT-RJ)

—-

“Olha só o Lindbergh reconhecendo publicamente, sem constrangimentos, o caráter político partidário de certas decisões judiciais!”
Deputada Bia Kicis (PL-DF)