GDF discute destino das famílias retiradas de invasões no Setor Noroeste

Publicado em CB.Poder

 

Ana Viriato

O GDF apresentou um balanço da retirada de ocupações irregulares do Setor Habitacional Noroeste, realizada na manhã desta segunda-feira (31/10). Segundo o Executivo local, ao todo, 54 famílias apresentam os requisitos necessários para obter benefícios de programas habitacionais. Destas, 12 já estão alocadas em residências do Paranoá Parque. Outras 42 ficarão em abrigos provisórios do Movimento Eureka, da Arquidiocese de Brasília, enquanto aguardam a aprovação do cadastro nos projetos governamentais, o que depende do aval da Caixa Econômica Federal. Ao todo, 77 famílias foram removidas da área nobre.

 

Além disso, entre 30 e 35 famílias serão contempladas pelo aluguel social, cujo projeto prevê o depósito de R$ 600 mensais aos que não preenchem os requisitos necessários para o ingresso em programas habitacionais, durante seis meses. O Executivo local, anunciou, ainda, que 13 pessoas voltarão aos Estados de origem.

 

A negociação entre as famílias e o governo ocorre desde maio, quando a desocupação foi interrompida temporariamente. “À época, existiam pessoas que nem sequer tinham os documentos necessários para o ingresso em programas de moradias. A Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu mutirões para providenciar isso”, explicou o secretário da Casa Civil, Sérgio Sampaio. O GDF também vai pagar para todos os afetados o auxílio vulnerabilidade, no valor de R$ 408.