Robson Cândido delegado da polícia civil do df
Robson Cândido delegado da polícia civil do df Crédito: Rodrigo Antonelli/Esp. CB Robson Cândido delegado da polícia civil do df

Disputa pelo comando da Polícia Civil do DF

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

A cúpula da Polícia Civil do DF ficou incomodada com um movimento político voltado para substituir o atual diretor-geral, Robson Cândido (foto). Então corregedor-geral, Anderson Espindola era cotado para assumir a chefia. Os nomes já estavam na Casa Civil. Mas o governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu manter Robson na função.

Espindola acabou sendo transferido para a 4ª DP. Ele já foi cotado para o cargo de diretor-geral outras vezes, principalmente no governo Rollemberg, quando foi 02 de Eric Seba. Robson, no entanto, continua forte.

Luzia fortalece bloco independente

A deputada Luzia de Paula (PSB) aderiu ao bloco independente na Câmara Legislativa. O grupo agora conta com seis integrantes: Daniel Donizet (PL), Eduardo Pedrosa (PTC), Roosevelt Vilela (PSB), Reginaldo Sardinha (Avante) e João Cardoso (Avante). Se votarem sempre unidos, os integrantes do bloco terão força para influenciar qualquer votação na Casa.

Crime com a educação

O presidente Jair Bolsonaro quer acabar com um benefício dos professores previsto em lei de autoria do ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania-DF). A ideia é alterar a lei do piso salarial dos professores da educação básica, vinculando o reajuste à inflação, com base no pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Sancionada em 2008 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei do Piso vincula reajuste anual à variação do valor por aluno do Fundeb, o que reflete em aumentos acima da inflação. “O Bolsonaro está cometendo um crime contra a educação e os professores”, reclama Cristovam.

Privatização é polêmica também no TCDF

Vai a plenário no TCDF o julgamento sobre a privatização da CEB Distribuidora. Sindicato e organizações defendem a obrigatoriedade do tema ser levado para decisão da Câmara Legislativa, enquanto o Governo diz não ser preciso.

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) reuniu-se com a presidente do TCDF, Anilceia Machado, e ouviu que o assunto também causa divergências internas no tribunal. A expectativa é que o resultado não saia hoje, uma vez que ainda serão feitas as sustentações orais antes do relator produzir seu voto.

Petistas contra a privatização

O PT transformou a privatização da CEB numa bandeira política de oposição. Ontem houve até ato virtual contra a venda da empresa. O evento foi aberto pelo ex-governador Agnelo Queiroz (PT).

Siga o dinheiro

R$ 23.729.999,96

Valor destinado pelo SLU para contratação de empresa Hydros Soluções Ambientais Ltda para tratamento de chorume gerado no Aterro Sanitário de Brasília-ASB, Usina de Tratamento Mecânico e Biológico da Ceilândia.

Melhoras

O líder do governo na Câmara Legislativa, Cláudio Abrantes (PDT), que recupera-se de covid-19, apresentou melhoras no quadro inflamatório e segue sem febre, internado no Hospital DF Star. A perspectiva de alta é para o final desta semana.