210323kk11-27663721

Disputa para vaga de vice na chapa de Celina Leão deve começar em breve

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Maria Campos – A pré-candidatura de Celina Leão (PP) na sucessão de Ibaneis Rocha (MDB) vai se consolidando tanto que, daqui a pouco. a disputa será para a vaga de vice na chapa. Mas tudo vai depender da composição política a ser construída até lá. Faltam três anos ainda.

Por mais vagas nos centros de convivência

Em meio às reclamações de falta de vagas para crianças, jovens e idosos, nos centros de convivência do DF, a deputada Paula Belmonte (Cidada nia) esteve pessoalmente com a secretária Ana Paula Marra (Desenvolvimento Social), para solicitar a ampliação dessas vagas. Na conversa, a distrital reforçou a importância desse público ter acesso às artes, à música, e ao esporte, além de poder avançar na área tecnológica por meio dos cursos oferecidos pela secretaria. “Tivemos uma conversa muito boa e estamos confiando que essa ampliação de vagas acontecerá de fato”, adiantou Belmonte.

Compraria um carrão apreendido?

Um range rover, ano 2013, é o carro com maior lance inicial do leilão que o Detran-DF vai promover em 24 e 25 de julho de veículos apreendidos. A venda pública terá 847 sucatas e 372 veículos aptos a circular. A visitação aos lotes leiloados começou ontem.

Visita à Câmara

O presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), recebeu ontem a visita da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) para uma conversa sobre temas de interesse do Distrito Federal. Entre os assuntos trazidos pela parlamentar estão: a importância da união dos parlamentares eleitos pelo DF contra alterações no Fundo Constitucional, a avaliação de políticas públicas locais e o combate à violência contra as mulheres, crianças e adolescentes. “Nunca estivemos numa situação tão delicada, por isso é um momento que requer unidade das forças políticas locais, além de muita maturidade e serenidade”, destaca Damares.

Maria da Penha Online

Lei sancionada pela governadora em exercício Celina Leão (PP) e publicada no Diário Oficial do Distrito Federal na última sexta-feira, estabelece a criação de uma campanha de divulgação do link Maria da Penha Online. A ferramenta, disponível no site da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do DF (PCDF), permite que as vítimas registrem as ocorrências de violência doméstica e familiar de maneira virtual. Além disso, possibilita a solicitação de medidas protetivas de urgência e o preenchimento do questionário de avaliação de risco, conforme estabelecido pela Lei Maria da Penha. Uma das principais vantagens do link Maria da Penha Online é a sua acessibilidade. A ferramenta pode ser utilizada a partir de qualquer dispositivo eletrônico. A lei é de autoria do deputado distrital Wellington Luiz (MDB), presidente da Câmara Legislativa.

Dois pesos e duas medidas

Procuradora regional da República em São Paulo, Janice Ascari comparou ontem os critérios do governo Lula para a escolha do próximo ou da próxima chefe da Procuradoria-Geral da República com os usados para a Esplanada dos Ministérios. “PGR: Sabe dois pesos e duas medidas? Lula acata indicações de políticos, de ministros, de sabe lá quem etc. Mas sequer considera quais são os três procuradores que estão na lista tríplice? Se todo mundo indica, a ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) também pode”, afirmou.

Esclarecimentos

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) está defendendo o depoimento do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, na CPMI dos Atos Golpistas no Congresso. “O depoimento do ministro da Justiça, Flávio Dino, é fundamental para esclarecer o que de fato houve no dia 08 de janeiro. Queremos apurar as responsabilidades e omissões dos agentes federais”, afirma o parlamentar do DF.

Fábio Wajngarten critica “estelionatários do voto”

Advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro e um de seus principais assessores no governo e na campanha à reeleição, Fábio Wajngarten fez ontem um desabafo contra traidores do grupo político que começam a debandar para o lado do presidente Lula: “Pilantras por conveniência se disseram bolsonaristas em época eleitoral. Foram eleitos. Subitamente fazem o eLe. Mais do que óbvio e justo o ostracismo político. Estelionatários do voto não terão futuro na política. Lealdade, cumplicidade, ombro amigo nos piores momentos jamais são esquecidos”, registrou nas redes sociais.